O papel dos armários inteligentes em negócios digitais

Uma novidade que tem ganhado popularidade nos últimos anos entre os empresários de e-commerce são os armários inteligentes. Além de estimular o autosserviço, essa solução ajuda na segurança e na agilidade dos processos logísticos.

Também chamados de smart locker, os armários inteligentes são uma tendência, não só pela otimização dos processos, mas também pela redução dos custos logísticos. De acordo com o estudo da Fundação Cabral, estima-se que 30% dos custos logísticos vêm do last mile – manuseio até o centro de distribuição.

Afinal, o que são os smart lockers? São dispositivos eletrônicos que combinam tecnologia e funcionalidade para oferecer recursos avançados em armazenamento. Os armários são equipados com sensores, sistemas de segurança e conectividade, permitindo uma gestão mais eficiente e conveniente dos itens armazenados.

Veja abaixo um artigo completo sobre o papel do armário inteligente locker e a característica dessa solução inteligente para a facilidade no processo de recebimento e retirada de encomendas.

Como funcionam os smart lockers?

De maneira geral, podemos dizer que os lockers oferecem a facilidade de selecionar, armazenar e recuperar seus pertences de maneira segura e conveniente. Isso porque, desde a autenticação até o fechamento dos compartimentos, tudo é controlado eletronicamente, proporcionando praticidade e organização.

Mas como os smart lockers funcionam na prática? Para ajudar a entender as etapas que levam ao recolhimento do produto no armário, listamos um passo a passo a seguir.

  1. o e-commerce que fará o uso do locker selecionará e encaminhará a senha de autenticação, o endereço e todo o passo a passo para a entrega do produto;
  2. com o código em mãos, o usuário fará o destravamento do armário;
  3. dependendo das configurações do sistema, você pode enviar uma notificação por mensagem de texto, aplicativo móvel ou e-mail, informando sobre a entrega do produto;
  4. o sistema de gerenciamento monitora em tempo real o status dos compartimentos. Isso ajuda a manter um registro atualizado do uso dos armários;
  5. os armários inteligentes podem ser monitorados remotamente por meio de um software de gestão. Isso permite a detecção de problemas, como compartimentos que não estão travando corretamente, e a realização de manutenção preventiva ou corretiva conforme necessário.

Vale lembrar que, para e-commerces do mercado alimentício, por exemplo, há opções de guarda-volumes inteligente refrigerado. Na Stoom você encontra essa solução à sua disposição.

Exemplos de utilização

Hoje em dia, os armários inteligentes são usados em diferentes setores. Você os encontra em academias, centros esportivos, empresas e condomínios.

Em ambientes de escritório, esses armários também são utilizados para armazenar documentos importantes, arquivos ou itens de trabalho. Isso garante a organização e proteção dos materiais.

Até mesmo em cafeterias e restaurantes, os armários podem ser utilizados para armazenar alimentos e refeições pré-embalados. Isso permite que os usuários retirem seus pedidos no momento desejado.

Retirada de produtos do e-commerce

Nos e-commerces, os armários inteligentes têm sido cada vez mais utilizados como uma opção conveniente e segura para a entrega de encomendas. Essa é uma solução eficiente para o desafio logístico de entregar produtos aos clientes de forma prática e acessível.

Ao optar pelo uso de lockers, as empresas de comércio eletrônico proporcionam uma experiência de entrega flexível aos clientes. Instalados em locais estratégicos, como estações de metrô e shoppings, eles facilitam o acesso para retirada das encomendas.

Por que usar os armários inteligentes?

Os smart lockers oferecem diversos benefícios aos negócios digitais, mas não é só porque possibilitam a entrega de produtos sem loja física. Veja mais detalhes logo abaixo.

Liberdade nas entregas

Para os e-commerces, os lockers oferecem uma opção de entrega flexível. Os clientes podem retirar suas encomendas em horários e locais convenientes, evitando a necessidade de aguardar a entrega em casa ou lidar com horários restritos de coleta.

Além disso, eliminam a etapa do intermediador que iria entregar a encomenda. Dessa forma, é possível otimizar o tempo tanto do empresário como do cliente.

Facilidade na logística reversa

Os armários oferecem uma forma conveniente e simplificada para os clientes realizarem suas devoluções. Em vez de ter que embalar e enviar os produtos de volta, é só colocar os itens no compartimento designado no armário.

Redução dos custos

Uma das vantagens de utilizar esse tipo de recurso é a redução de custos. Os lockers automatizam tarefas de armazenamento e retirada de itens, eliminando a necessidade de intervenção manual constante e reduzindo a dependência de mão de obra.

Os armários também minimizam o risco de extravio ou dano aos produtos. Isso evita custos adicionais de substituição ou reembolso e aumenta o lucro com a venda de cada produto.

Funciona 24h

Com o armário inteligente Locker você tem mais liberdade para escolher o melhor horário para retirar suas encomendas, o locker funciona 24h.

Encontre seu smart locker na Stoom!

Na Stoom, você encontra várias novidades do mercado empreendedor digital. Isso inclui o smart locker, uma solução que oferecemos a todos os nossos clientes. Ajudamos você a ter sucesso no seu mercado de atuação.

Gostou desse conteúdo e quer entender mais sobre como aprimorar a experiência de compra dos seus clientes? Acesse o nosso blog e leia um artigo completo sobre o tema. Venha conferir!

Gostou? Compartilhe

Baixe gratuitamente nosso e-book sobre logística no e-commerce e saiba mais sobre o assunto

CONTEÚDOS RELACIONADOS

MAIS CONTEÚDOS