Entender como calcular frete para cliente é uma qualidade inerente a um e-commerce. Afinal, na maioria das vezes, não é possível conhecer o produto pessoalmente e comprovar a sua qualidade. Por isso, os usuários tendem a utilizar o preço de envio como um dos critérios de decisão de compra.
Em 2020, o E-commerce Radar divulgou seu relatório anual, que demonstrou que em primeiro lugar nos motivos para o abandono de carrinho está o preço elevado do frete.
Esse é um dos vários fatores que levam, em média, 82% dos brasileiros a não chegarem até a etapa de pagamento, mesmo que já tenham escolhido e adicionado o produto ao carrinho, segundo dados do mesmo relatório citado acima.
Mas, afinal, como calcular frete para cliente? Leia o conteúdo abaixo e veja quais pontos são importantes nesse cálculo e os cuidados que você deve ter na hora de apresentá-los aos seus clientes.
Para tomar uma decisão importante, como decidir o valor do envio, é imprescindível entender como calcular o frete para o cliente. Para isso, é necessário conhecer os elementos envolvidos no cálculo.
Isso porque mesmo que os clientes esperem ou prefiram um valor de entrega mais em conta, o preço do frete precisa condizer com os gastos com a transportadora, evitando que haja prejuízos. A seguir, listamos algumas das variáveis que estão envolvidas no cálculo. Veja.
O tamanho do objeto é o primeiro ponto levado em consideração no cálculo do frete. Assim, largura, altura, profundidade e peso da mercadoria entram na conta. Por isso, quanto maior o item, mais alto será o valor da cobrança.
Dependendo da localidade, a compreensão sobre como calcular frete para cliente também envolve a taxa interestadual, o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços). Esse é o valor cobrado por transportes que vão de um estado para o outro.
No cálculo do frete também consta o prazo de entrega. Ou seja, quanto mais rápido for o envio e a chegada até o consumidor, maior terá de ser o valor da taxa cobrada, afinal, esse tipo de imediatez precisa de uma transportadora especializada e próxima à localidade do cliente.
O frete para cliente também inclui o gasto com a embalagem. Pode até ser um critério óbvio e padrão, porém, quando o produto é frágil, é necessário que haja materiais que garantam que a mercadoria não seja danificada no meio do caminho e precise ser trocada.
Caso não tenha uma transportadora própria, o setor logístico da sua empresa terá que escolher entre duas alternativas: fazer um acordo com os Correios ou negociar com transportadoras privadas. Nos tópicos abaixo explicamos melhor.
Os Correios possuem uma calculadora própria tanto para entregas nacionais como internacionais, o que te ajuda a entender como calcular o valor do frete para o cliente. Por isso, é um pouco mais simples criar um planejamento de custos. Porém, é difícil conseguir algum acordo mais específico entre o seu negócio e a empresa.
Agora, quando a negociação é com uma transportadora privada, quanto maior é o número de mercadorias enviadas e o período de contratação, mais fácil conseguir acordos que sejam benéficos para ambos os envolvidos, inclusive para os seus clientes.
Se quiser contratar por demanda, também é possível. Em geral, as transportadoras enviam uma tabela de preço, na qual consideram a localidade e o peso da mercadoria, mas esse tipo de detalhamento pode variar.
Mesmo que entenda como calcular frete para cliente, é essencial levar em consideração as características do seu negócio e do público-alvo. Isso porque, às vezes, o que é caro para um não é para o outro.
Inclusive, de acordo com uma pesquisa realizada pelo ReclameAQUI em 2020, 51% dos consumidores brasileiros dizem que preferem pagar mais para ter uma boa experiência de compra.
Depois de entender como calcular frete para cliente, que tal conferir um tipo de logística que tem conquistado os consumidores? O same day é um tipo de entrega rápida que é ideal para as pessoas que não gostam de esperar. Acesse o blog da Stoom e confira esse tipo de frete.
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