Descubra o que é marketplace

Descubra agora o que é marketplace e saiba se vale a pena comercializar os produtos da sua empresa por meio dessa plataforma de vendas on-line
marketplace-stoom (1)

Uma das formas de atingir mais pessoas e aumentar a receita do seu negócio é usando diferentes canais de venda. Por isso, é importante saber o que é marketplace e quais vantagens essa ferramenta apresenta para as empresas.

O marketplace é um tipo de e-commerce que lembra um shopping center. Nele, as pessoas encontram produtos de diferentes vendedores e podem optar por aqueles que mais gostarem. Estar em uma dessas plataformas pode ser uma boa opção para quem quer atrair mais clientes ou para as empresas que ainda não podem investir em uma loja virtual. Logo, vale muito a pena saber o que é marketplace.

Quais são os tipos de marketplace?

Existem diferentes categorias de  marketplace. Sendo assim, você precisa conhecer cada uma delas para saber qual é a melhor para vender os seus produtos. Algumas plataformas, como a Uber, são classificadas como marketplace de serviços.

Já a Amazon e o Submarino são marketplaces de produtos físicos, ou seja, você vai receber na sua casa os itens que comprar por meio desses sites. O Airbnb, por sua vez, é um marketplace de aluguel de imóveis.

Também há marketplaces de agendamento, plataformas pelas quais as pessoas podem agendar aulas, consultas e outros tipos de serviços. Algumas das mais conhecidas são o SuperProf e o Doctoralia. 

Além das classificações apresentadas acima, há dois modelos de marketplace, out e in. Confira, a seguir, quais são as características de cada um deles e descubra qual é a melhor opção para a sua empresa. 

O que é marketplace out?

O marketplace out é o modelo mais conhecido. Aliás, você provavelmente já fez alguma compra nesse tipo de plataforma. Grandes empresas, como a Amazon e o Mercado Livre, podem ser classificadas como um marketplace out.

Esse tipo de marketplace é uma plataforma digital que permite que diversos vendedores utilizem esse espaço para venderem os seus produtos. Além disso, na maioria dos casos, essa categoria de e-commerce conta com empresas de diferentes nichos comercializando suas mercadorias nesse canal de vendas. Esse tipo de modelo de marketplace paga comissão e taxa ao detentor, não é um modelo escalável, quanto mais o seu negócio se desenvolve o custo também aumenta.

Quais são as vantagens de vender em um marketplace?

Usar uma plataforma de marketplace pode trazer vários benefícios para as empresas, especialmente para os pequenos negócios que ainda não têm condições de criar um e-commerce bem-estruturado. 

Com um marketplace, você pode vender os seus produtos na plataforma de um terceiro, sem precisar investir em sites ou em soluções tecnológicas. Ainda, por meio desse canal de vendas, é possível captar mais leads e conquistar mais clientes.

Isso acontece porque a maioria dos marketplaces, como a Amazon, são acessados por milhões de pessoas todos os dias. Sendo assim, ao vender os seus produtos nesse tipo de canal, você vai conseguir atingir mais pessoas do que apenas comercializando a sua mercadoria na sua loja virtual.

Além disso, as pessoas costumam confiar mais em um marketplace consolidado do que em uma loja virtual que ainda não é muito conhecida. Portanto, as suas chances de fazer negócio usando esse tipo de plataforma serão maiores.

O que é preciso para vender em um marketplace out? 

Agora que já explicamos o que é marketplace out, você necessita saber que existem algumas regras que os vendedores precisam seguir se quiserem comercializar os seus produtos nesse tipo de plataforma. 

Em primeiro lugar, é preciso seguir rigorosamente todas as normas da plataforma — isso vale para todos os tipos de marketplace. Aliás, caso o vendedor descumpra alguma regra, ele pode ser expulso do e-commerce.

Também é necessário pagar uma comissão sobre cada venda para a plataforma de marketplace. Sendo assim, você tem que considerar isso na hora de definir os preços dos seus produtos.

Quem quer descobrir como vender no marketplace deve saber que cada um possui as suas próprias regras e sistemas de cadastro. Então, o ideal é que você acesse o site da plataforma e confira o que é preciso fazer para comercializar seus produtos naquele canal. 

O que é marketplace in? 

O marketplace in é o termo utilizado para quando uma empresa, que na maioria das vezes já tem uma grande base de clientes, abre a sua plataforma para que outros vendedores possam vender nela. 

Alguns exemplos de companhias que adotaram essa estratégia são as Lojas Americanas e o Magazine Luíza. Existem algumas vantagens em ter um marketplace in, são elas:

  • ampliar a variedade de produtos vendida no seu site;
  • aumentar o tráfego do seu e-commerce;
  • atingir públicos diferentes;
  • aumentar a sua receita, já que os vendedores têm que pagar uma comissão para a plataforma de e-commerce. 

Marketplace 1p, 2p e 3p

Essa classificação de marketplace 1p, 2p e 3p tem um caráter majoritariamente logístico. Ela diz respeito ao formato de entrega dos produtos no marketplace. Veja:

  • 1p: Nesse caso, o varejista vende o produto para a plataforma de marketplace, que realiza a venda e a entrega;

  • 2p: A venda é realizada pelo varejista, mas o marketplace se encarrega da estrutura de entrega;

  • 3p: O varejista realiza todo o processo de venda e entrega. Cabe ao marketplace apenas a divulgação dos anúncios.

Qual é a diferença entre marketplace e loja virtual?

O que é marketplace você já sabe, contudo, quem quer vender na internet precisa saber diferenciar bem esse tipo de plataforma das lojas virtuais tradicionais. Dessa forma, será possível definir qual é o melhor canal de vendas para a sua empresa.

Como vimos anteriormente, o marketplace é uma plataforma de vendas on-line que reúne vários vendedores que comercializam produtos de diferentes nichos, podendo ser desde itens de higiene pessoal até peças para carro.

Já em uma loja virtual há apenas um vendedor. Além disso, esse tipo de e-commerce costuma vender produtos de apenas um nicho, como roupas, sapatos, alimentos e dispositivos eletrônicos.

Vale a pena investir em um marketplace?

Você já sabe o que é marketplace e como vender nesse tipo de plataforma. Portanto, agora, é necessário verificar se vale a pena cadastrar a sua empresa nesse tipo de e-commerce para comercializar os seus produtos.

No entanto, dependendo da base de clientes que você possui e do tráfego da sua loja virtual, talvez seja vantajoso criar o seu próprio marketplace. Se esse for o seu caso, confira as nossas soluções inteligentes para uma plataforma de marketplace.

Gostou? Compartilhe

Baixe gratuitamente nosso e-book sobre logística no e-commerce e saiba mais sobre o assunto

CONTEÚDOS RELACIONADOS

MAIS CONTEÚDOS