Em um mercado altamente competitivo, as empresas precisam ter um diferencial para se manterem saudáveis financeiramente. Saber o que é picking e investir nesse processo é uma maneira inteligente que promete revolucionar o processo logístico do seu e-commerce.
Se você tem uma empresa e está pronto para implantar melhorias no processo logístico que tornem o trabalho diário mais dinâmico e produtivo, fique com a gente. Vamos explicar o que é picking, como ele funciona e os benefícios que pode trazer para o seu negócio.
O que é picking?
Para entender o que é picking, convidamos você a imaginar uma cena muito comum no dia a dia do estoque de uma empresa: produtos distintos desorganizados, dividindo o mesmo espaço e os colaboradores levando horas para separar os pedidos dos clientes. Um caos, não é mesmo?
Com o picking ou order picking, a separação dos pedidos dos consumidores se torna mais funcional. Os funcionários conseguem coletar os pedidos no estoque com mais agilidade e cuidado e enviá-los para a expedição. O resultado disso é um cliente satisfeito, com sua encomenda intacta e sem erros ou imprevistos.
Como o picking funciona?
Você deve estar se perguntando “como é possível colocar em ordem essa etapa tão importante do trabalho?”. Continue a leitura e conheça quatro tipos de picking e como cada um deles funciona. Fique atento para escolher o tipo que mais se encaixa na realidade da sua empresa.
Picking por onda
Cada colaborador fica responsável por separar um pedido, conforme agendamento prévio. Ou seja, o processo é feito seguindo um calendário elaborado a partir dos prazos de entrega acordados com os clientes.
Picking por zona
O sistema de separação de pedidos é dividido por áreas, as chamadas zonas. Cada zona aloja uma categoria diferente de produto, para facilitar a localização de cada uma, quando chega um pedido no estoque. Após a finalização da coleta, a ordem é fechada.
Picking discreto
Essa modalidade acontece quando apenas um colaborador faz todo o trabalho de coleta e finalização do pedido. Dessa forma, por ser executado por uma pessoa apenas, os riscos de falhas no processo diminuem, porém, o tempo gasto é maior.
Picking por lote
Nesse caso, aguarda-se o acúmulo dos diversos pedidos, para, em seguida, o colaborador realizar a separação de todos os produtos de uma só vez. O termo lote vem dessa possibilidade de organizar todos os pedidos ao mesmo tempo.
Como implantar o picking na sua empresa?
Aprenda como aplicar o picking e transformar, para melhor, o dia a dia de trabalho dos seus funcionários e fazer uma boa gestão do seu estoque. Confira quais são os primeiros passos para essa mudança.
Organize o estoque
Nada mais eficiente do que trabalhar em um local organizado. Para isso, uma dica interessante é setorizar os espaços com sinalizações. Por exemplo, organize o espaço destinado para embalagem próximo da expedição, isso evita que o colaborador responsável perca tempo se deslocando para muito longe.
Elabore um processo padrão de recebimento
Uma coisa muito importante é registrar corretamente a chegada dos produtos no estoque, inserindo a numeração do código de barras e as quantidades, e alojá-los no devido lugar. Esse padrão deve ser aplicado para facilitar a localização e a separação dos itens encomendados.
Utilize a tecnologia
Esse é um investimento necessário para que a sua empresa cresça de forma ordenada e produtiva. A automatização do processo de separação dos artigos traz mais agilidade e eficácia, além de utilizar menos mão de obra e recursos.
Valorize os produtos mais procurados
Falar em valorizar um produto na organização de estoque significa armazenar os itens que têm saídas mais acessíveis. É relevante que estejam em prateleiras mais baixas e próximos aos locais de embalagem e expedição. Já os artigos que vendem menos podem ficar mais no alto e no fundo do armazém.
Acompanhe os resultados
Implantou o picking? Não deixe de monitorar a operação para poder solucionar rapidamente possíveis falhas. Esse cuidado, além de te colocar ciente do cumprimento das atividades, aumenta a credibilidade do seu negócio. Sem falar que potencializa a capacidade produtiva da sua equipe.
Conheça o Picking App e modernize sua empresa
Após conhecer os tipos de picking existentes e se inteirar do que precisa ser feito para levar esse processo para a sua empresa, chegou a hora de implantar a técnica. Para tanto, você pode contar com o Picking App, desenvolvido pela Stoom.
Esse aplicativo mostra a localização do produto para o colaborador e, quando está integrado à plataforma do e-commerce, permite que o usuário consiga acompanhar, em tempo real, todo o processo do seu pedido. Dessa forma, atende às necessidades de todos e contribui para a boa impressão da marca.
O picking traz economia para a empresa e o cliente
Você já deve ter compreendido quais são as vantagens do picking para o seu e-commerce. Porém, achamos importante ressaltar mais um benefício quando se sabe o que é picking e se coloca o processo para funcionar: redução dos custos com armazenagem.
Assim, o lead time dos processos é menor, os custos com o estoque caem e, consequentemente, o preço final dos produtos ficam mais interessantes para o consumidor. Ou seja, todos saem ganhando com a sua implantação, tanto a empresa quanto os clientes.
Conte com a Stoom para alavancar seu negócio
O tempo da desorganização e dor de cabeça está com os dias contados. Agora que você já sabe o que é picking e como faz para aderir a esse processo, pode começar, agora mesmo, uma nova fase do seu e-commerce.
A Stoom está pronta para ser sua parceira nessa nova etapa e te convida para conhecer de perto as melhores soluções para a sua plataforma de e-commerce, seja qual for a área de atuação. Entre em contato conosco e agende seu atendimento personalizado.