O comércio on-line, mesmo depois do “boom” de 2020 e 2021, possui um público atento em busca de novidades. O relatório Webshoppers 46 da NielsenIQ|Ebit em conjunto com a Bexs Pay diz que existem mais de 49,8 milhões de compradores virtuais. Porém, isso não elimina o fato de ainda ocorrer queda nas vendas.
Apesar do volume expressivo de interessados, quando o mercado não está pronto para lidar com as necessidades dos consumidores ou não consegue “brigar” com a concorrência, o resultado lógico é a queda nas vendas.
Cada e-commerce possui as suas características e os seus próprios motivos de perda de interesse na marca, contudo, há uma lista de pontos em comum entre os principais nomes de negócios no mercado. A seguir, contamos quais são esses problemas e como podemos te ajudar a solucioná-los. Confira.
Lentidão no sistema
Para quem possui um e-commerce, sabe o quão importante é o seu site, afinal, ele é a porta de entrada dos clientes para o que a empresa tem a oferecer. Porém, o que acontece quando o site não responde em tempo adequado? O consumidor desiste!
A queda nas vendas do seu negócio pode estar sendo causado pela lentidão do seu sistema, seja pelo tamanho das imagens, seja pela quantidade de informações embutidas na programação. Se esse é o problema do seu empreendimento, é hora de contratar um programador.
Agora, se, além disso, o seu e-commerce está enfrentando situações de queda, a dificuldade precisa ser solucionada o mais rápido possível, caso contrário a perda financeira pode ser maior. Entre as principais causas de instabilidade estão:
- hospedagem em provedor ruim;
- servidor muito pequeno;
- erros de programação;
- possíveis ataques hackers.
Para que a queda não seja exorbitante, essas adversidades devem ser resolvidas rapidamente, principalmente se estiverem chegando datas especiais de compras, como Dia das Mães, Dia das Crianças, Black Friday. Uma das soluções Stoom para evitar esse tipo de problema é Stress Test, um serviço que simula a demanda de acessos no site.
Frete caro
Se você está com problemas nas suas vendas, o frete caro também pode ser um item a mais para dificultar a vida do seu negócio. De acordo com a pesquisa da MindMiners, 87% dos consumidores que desistem da compra o fazem devido ao valor do transporte do objeto até a eles.
Essa situação pode ser ainda pior no caso das empresas que oferecem produtos com baixo ticket médio. Isso porque o valor do frete na plataforma pode chegar a ser o valor do item.
Click & Collect
O valor do frete é um problema popular, porém, em contrapartida, a solução é mais simples do que aparenta. Isso se deve ao fato de que o e-commerce possui algumas ferramentas à disposição para melhorar a experiência do usuário.
Uma delas é a modalidade de entrega Click & Collect. Em outras palavras, trata-se de um local no qual o consumidor pode retirar, presencialmente, os pedidos que efetuou na plataforma.
Na maioria das vezes, para oferecer esse tipo de entrega, o e-commerce deve ter uma loja física, contudo, a Stoom traz uma solução: o smart locker. São armários inteligentes que podem ser alocados em estacionamentos, por exemplo, para que o usuário retire facilmente — com uma senha disponibilizada após a confirmação do pagamento — as suas compras.
Checkout complexo
Os usuários estão priorizando cada vez mais a agilidade e praticidade dos processos de compra on-line. Comprovando isso, o relatório da Moosend diz que o abandono de carrinho é ocasionado 28% das vezes por conta de um checkout muito complexo.
Escolher um e-commerce, depois um produto e uma cor, por exemplo, já são processos exaustivos. Por isso, quando chegam no checkout os consumidores esperam facilidade.
Compra com um clique
Além de simplificar o máximo possível o processo de checkout dos e-commerces para controlar e superar a queda nas vendas, temos mais uma solução: o botão “compra com um clique”.
Essa é uma funcionalidade — possível de ser encontrada em várias plataformas de e-commerces —, no qual o cliente escolhe um produto clicando nesse botão e sendo direcionado às etapas finais do checkout.
Falta de segurança de dados
A falta de segurança de dados é outro dos motivos da queda. Isso porque não importam as condições imperdíveis ou a estratégia de marketing se, no fim, o e-commerce não garante o sigilo das informações pessoais e de pagamento que vão ser disponibilizadas.
Só no ano de 2022, o Serasa identificou mais de 3,3 milhões de tentativas de fraudes no e-commerce brasileiro. Por isso, os negócios on-line devem passar segurança aos seus clientes, para assim, conquistarem a sua confiança.
Certificado SSL
Uma forma de garantir essa segurança aos seus clientes é utilizar o certificado SSL, ou seja, aquele cadeado que fica ao lado da URL na barra de navegação. Esse símbolo indica que todos os dados informados são criptografados e enviados ao servidor do e-commerce.
A Stoom traz a estabilidade que o seu negócio precisa!
A Stoom te auxilia a superar a sua queda nas vendas! Nós te ajudamos a personalizar todo o seu site para garantir que os seus usuários se sintam bem-vindos durante toda a jornada de compra.
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