RFID: o papel das etiquetas com radiofrequência

O mundo dos negócios digitais não para de mudar. A cada momento surgem novas tecnologias que prometem revolucionar o modo como a relação entre empresa e cliente. Uma delas é o RFID.

Primeiro, vamos entender o que é RFID. Sigla para Radio Frequency Identification (identificação por radiofrequência, em português), essa tecnologia permite a identificação de objetos à distância sem a necessidade de contato físico ou de uma linha de visão direta.

Em outras palavras, esse é um sistema de transmissão de dados sem fio que utiliza ondas de rádio para identificar e rastrear objetos. O RFID funciona da mesma forma que um cartão Contactless, por exemplo. Para entender melhor essa tecnologia, continue lendo.

Como funciona o RFID?

O sistema RFID é composto por três elementos básicos: o transponder, também chamado de tag, o leitor e o software. Abaixo, você confere as funções de cada um deles:

  • transponder: é um pequeno dispositivo eletrônico que contém um microchip e uma antena. Ambos são responsáveis por armazenar e transmitir informações;
  • leitor: é um equipamento que emite um sinal de rádio para ativar o transponder e receber as informações armazenadas nele;
  • software: é responsável por gerenciar as informações coletadas pelo leitor e armazená-las em um banco de dados.

Na prática, como funciona o RFID? O leitor emite um sinal de rádio para ativar o transponder. Quando ativado, ele responde ao sinal do leitor, transmitindo as informações armazenadas em seu microchip. O leitor recebe as informações e as envia para o software, que as armazena em um banco de dados.

Essa tecnologia IoT (Internet das Coisas) é utilizada em diversas áreas, como logística, transporte, varejo, saúde, entre outras. Ela permite uma gestão mais eficiente de estoques, um controle mais preciso de processos produtivos e uma maior segurança na identificação de pessoas e objetos.

Tecnologias RFID

Há algum tempo, a Internet das Coisas (IoT) era uma grande novidade e prometia mudar muitos processos. Com o avanço tecnológico, hoje vivenciamos isso, seja nos negócios ou no dia a dia.

As tecnologias RFID são a prova dessa nova realidade, principalmente para os empresários. Afinal, essa tecnologia pode se tornar um acréscimo interessante aos negócios. Abaixo, contamos quais são os principais tipos.

RFID Passivo

Os transponders passivos não possuem bateria interna e utilizam a energia fornecida pelo leitor para enviar seus dados. Por isso, essa é considerada uma tecnologia mais simples e mais barata do que as outras.

Além disso, o alcance é limitado, lendo as informações a uma distância máxima de 25 metros. Inclusive, essa tecnologia não permite a transmissão de grandes quantidades de dados.

RFID Ativo

Agora, os transponders ativos possuem uma bateria interna que fornece energia para o envio dos dados, ou seja, possuem fonte de energia própria. Essa é uma característica superior à tecnologia que citamos acima.

O seu alcance também é maior, ficando entre 30 e 100 metros para realizar a leitura dos dados. Consequentemente, é possível realizar a transmissão de uma grande quantidade de dados. Vale lembrar que, devido a isso, seu custo é maior do que a tecnologia passiva.

Como o meu e-commerce se beneficia com RFID?

Será que as vantagens do RFID são mais interessantes do que outras tecnologias de identificação e rastreamento? A seguir, apresentaremos como essa tecnologia pode melhorar o seu e-commerce.

Automação dos processos

Com a tecnologia RFID, é possível realizar a identificação e o rastreamento de objetos sem a necessidade de contato físico ou de uma linha de visão direta. Dessa forma, é possível agilizar o processo de coleta de dados e permitir um controle mais preciso do fluxo de materiais.

Precisão e exatidão

A eficiência na coleta de informações precisas também é um ponto positivo de contar com essa tecnologia. Afinal de contas, com essa exatidão de dados, seu e-commerce consegue reduzir possíveis erros de identificação ou de perda de informações.

Para o e-commerce, onde a precisão das informações coletadas é fundamental para garantir a qualidade e a segurança dos produtos, essa é uma vantagem muito interessante. Quanto mais consumidores satisfeitos, maior o sucesso do seu negócio.

Segurança

Com uma ajuda tecnológica para identificar os produtos, você consegue oferecer mais segurança aos seus processos, não é mesmo? Isso porque é possível monitorar e controlar o acesso a áreas restritas, produtos sensíveis ou informações confidenciais.

Além disso, o RFID permite um monitoramento em tempo real do fluxo de pessoas e objetos, o que pode ajudar a prevenir roubos e fraudes. É uma ferramenta tecnológica a mais para manter os processos do seu negócio seguros.

Visibilidade em tempo real

Por fim, essa é uma tecnologia que ainda permite a obtenção de informações em tempo real sobre o status e a localização dos objetos rastreados. Assim, ajuda a otimizar os processos logísticos e reduzir o tempo de entrega dos produtos.

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