Saiba por que o e-commerce é cada vez mais importante no B2B
Comprar bens e serviços por meio de uma plataforma de e-commerce está cada vez mais comum, afinal, todas as empresas desejam ter agilidade e comodidade para suas transações, ao mesmo tempo que os compradores se tornam cada vez mais exigentes como clientes.
No Brasil, de acordo com o índice Business-to-Business Online (B2BOL), medido há 17 anos pela E-Consulting, o setor de B2B deve faturar aproximadamente R$ 2,39 trilhões apenas em dezembro de 2019, um aumento de mais de 17% em relação ao mesmo mês de 2018. As transações eletrônicas serão responsáveis por cerca de R$ 1,82 trilhão desse valor.
Se antigamente, as negociações entre empresas apresentavam um longo processo, hoje, os profissionais de compras não têm tempo para fazer longas negociações e buscam novas soluções que agilizem esses processos. Métodos online de transação, autenticação, controle de qualidade e feedback são cada vez mais aceitos e estão aumentando a consumerização do B2B.
Comércio em crescimento
Aproximadamente 70% das transações começam com uma pesquisa na internet e, como 50% das aquisições são feitas por profissionais da geração Y, nada mais natural que todo o processo se dê pelo mundo digital. Nada de papéis ou contratos de longo prazo, o processo inclui pesquisa online, navegação por diversos sites, páginas de detalhes do produto, feedbacks de outros compradores, etc.
Nesse ambiente, o comprador encontra, na maioria das vezes, páginas fáceis de navegar, intuitivas e amigáveis, mesmo para quem é novo no mercado. E isso permite aos fornecedores que consigam conquistar novos clientes e, principalmente, manter os antigos. Por exemplo, uma empresa precisa de serviços gráficos – cartões, panfletos, manuais, etc. No lugar de contratar uma empresa de impressão e negociar preços e prazos, o comprador acessa um site e faz seu pedido. No lugar de um processo de compras tradicional, esse processo passou a ser consumerizado.
Compras online
De acordo com a consultoria Statista, cerca de 25% da população mundial já efetuou compras online, mas há três tipos de clientes: o primeiro é aquele que faz compras de bens e serviços continuamente por sites e aplicativos; o segundo usa plataformas eletrônicas algumas vezes ao ano; já o terceiro é aquele que ainda não conhece as vantagens do comércio eletrônico e se recusa a fazer compras dessa forma.
Para os que estão no segundo ou terceiro tipo, há diversos benefícios em comprar online.
Empresas buscam, cada vez mais, formas mais inteligentes de realizar suas aquisições. Isso também significa que procuram opções que sejam tão simples e práticas quanto às encontradas no varejo eletrônico. Para isso, as operações de e-commerce B2B precisam entender quais as necessidades desse cliente, se adaptar a essa realidade e atender às expectativas cada vez maiores.
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