Há alguns anos, somente o fato de ser possível comprar e vender online era algo inovador e interessante. No entanto, com os avanços da internet e das tecnologias, houve a automatização de processos. Processos antes manuais, como o atendimento ao cliente, hoje já podem ser automatizados.
Interessante, não é mesmo? Porém, ainda há opiniões divididas sobre o que significa automatização de processos. Afinal de contas, será que um robô atendendo os clientes é vantajoso? A robotização, por exemplo, é um tema muito discutido entre os empresários do setor de e-commerce.
Mesmo que as opiniões sejam controversas, há consenso sobre um ponto: a automatização de processos traz benefícios tanto para os consumidores de e-commerce quanto para os empresários. Além de otimizar processos e diminuir custos, ela ajuda o cliente a adquirir produtos ou serviços com facilidade.
Para entender melhor como a automatização de processos pode impactar o seu site de vendas, leia este artigo até o fim. A seguir, você confere algumas formas de implementação das novas tecnologias no dia a dia do e-commerce.
Atualização dos preços
Um dos processos que estão sendo automatizados é a atualização dos preços nos catálogos dos e-commerces. Nesse caso, você usa uma ferramenta para alterar os preços dos seus produtos e serviços em relação aos da concorrência, estabelecendo percentuais maiores ou menores.
Essa é uma maneira que economiza tempo e processos na hora de decidir o preço mais competitivo. Mas não se esqueça: ao determinar essa porcentagem, leve em consideração a sua margem de lucro. Provavelmente, o seu gasto de produção não é o mesmo das lojas concorrentes.
Processo pós-venda
A jornada de compra do consumidor não acaba na venda. Para uma experiência positiva e que fidelize os clientes, é importante investir no processo de pós-venda, mas ele não precisa ser manual.
E-mails de confirmação do pedido, pagamento, despacho e entrega são importantes para manter o cliente atualizado quanto à compra, e tudo isso pode ser automatizado. É só contar com a ferramenta ideal e programar todos os envios com a linguagem da sua marca.
Por exemplo, houve algum problema na entrega? Deixe um e-mail pré-programado para essas situações. Dessa forma, a comunicação entre a marca e o consumidor será transparente, aumentando as chances de ele voltar a comprar na sua loja online.
Atendimento ao cliente
Hoje em dia, várias empresas online contam com diversos canais de atendimento, como Instagram, telefone, WhatsApp, e-mail e outros. Isso é ideal para um e-commerce, mas esses canais precisam estar integrados para que o omnichannel tenha sucesso. Por exemplo, veja a situação abaixo.
Um cliente manda uma mensagem pelo Instagram e recebe uma resposta avisando que esse assunto deve ser tratado por outro canal. Em seguida, tentando solucionar o problema, ele vai falar com o chatbot, mas a inteligência artificial (IA) não entende sua pergunta.
Cansativo, não é mesmo? Ainda que não seja uma jornada de atendimento desejável, essa é uma situação muito comum nos e-commerces. Em geral, ela gera resultados negativos, como perda de interesse, frustração e até descontentamento com a marca.
Assim, para evitar dores de cabeça, por que não implementar a automatização de processos? Ao centralizar a comunicação e criar uma estratégia em que todos os canais são integrados, é possível entregar ao cliente exatamente aquilo que ele procura ao entrar em contato com a empresa.
Controle de estoque
Como você faz o controle de estoque do seu negócio? O modo mais comum antes da automatização era a conferência manual: um colaborador ia até o estoque para ver se era possível fazer a venda. No entanto, isso ficou inviável com a alta demanda dos compradores online.
Atualmente, existem ferramentas que ajudam na comunicação entre a plataforma e o estoque, como o Stoom Picking App. Essa é uma tecnologia Stoom que ajuda a monitorar toda a operação logística, evitando erros e otimizando as dinâmicas internas.
Com uma ferramenta como essa para dar suporte às operações, é possível criar uma vitrine personalizada e sempre atualizada. O que acha de começar a implementar no seu negócio?
Fluxo de pagamento
A automatização de processos também pode estar presente na parte operacional do seu e-commerce. A automação do fluxo de pagamento do e-commerce integra eletronicamente toda a operação do seu negócio, tanto interna como externa.
Dessa forma, em vez de atribuir toda a responsabilidade a uma pessoa – monitorar pedidos, emitir notas fiscais e verificar pagamentos –, o processo se torna automático. Ou seja, ele acelera todas as etapas da jornada de compra do consumidor e ainda diminui as chances de erro, fraude ou golpe.
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