Existem diversas estratégias de marketing para atrair, engajar e converter o usuário, mas nem sempre elas são efetivas. Por isso, descobrir e monitorar o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) é essencial para alcançar um lugar de destaque no mercado.
De maneira geral, o CAC no marketing é uma das métricas mais importantes do acompanhamento da efetividade das ações planejadas e executadas por esse setor do e-commerce. Isso porque ele representa um cálculo com o objetivo de mensurar o valor médio investido para que um novo cliente seja conquistado.
Dessa forma, caso o CAC seja baixo, mas a taxa de conversão seja alta, isso quer dizer que os esforços do e-commerce estão sendo efetivos para a consolidação e a evolução. Além disso, esse é um valor que ajuda a gestão a tomar decisões mais assertivas. Continue lendo e entenda mais detalhes sobre essa métrica.
O custo por aquisição é um dos pontos mais importantes para a orientação das tomadas de decisões. Afinal, com esse número em mãos, é possível entender a evolução dos investimentos e se está havendo retorno no seu negócio.
Assim, ao comparar os resultados do CAC, é possível entender se o gasto da estratégia de marketing é menor que a taxa de aquisição como retorno. Dessa forma, entende-se onde é necessário otimizar os processos.
Porém, fique atento, pois uma taxa de aquisição de clientes alta não tem uma única interpretação. Afinal, é possível que o número de vendas esteja caindo continuamente por conta de fatores externos.
Dessa forma, a importância de entender e monitorar essa métrica está em investigar a fundo os fatores que levam à redução do lucro da sua empresa.
Para chegar até o valor que a sua empresa está investindo, é necessário conhecer o cálculo do CAC. Para isso, é preciso ter algumas informações em mãos, como o capital investido em marketing e em vendas, além do número de pessoas que passaram a ser clientes. Depois, é só aplicar na seguinte fórmula:
Porém, vale lembrar que o número de clientes adquiridos deve ser relacionado, exclusivamente, às ações de venda e marketing — campanhas em mídias sociais, telefonemas de vendedores, entre outras ações, ou seja, caso o consumidor compre a partir de indicação, por exemplo, ele não deve entrar na conta.
Se, depois de entender como é feito o cálculo do CAC, você percebeu que a sua empresa precisa de ações que melhorem o custo de aquisição, saiba que existem estratégias com esse objetivo. A seguir, exemplificamos algumas.
Planejar, criar e executar um layout focado na conversão é o primeiro passo para aprimorar o Custo de Aquisição de Cliente. Isso porque, mesmo investindo em tráfego pago para atrair o seu cliente, pode ser que ele desista da compra devido à navegabilidade complexa e confusa do site.
Por isso, para personalizar a sua plataforma e lidar com as exigências dos seus clientes, invista em textos curtos e com vários recursos visuais, opte por cores que facilitem a visualização dos conteúdos e tenha um layout que seja responsivo — afinal, o número de usuários que prefere acessar pelo mobile é grande.
Aplicar estratégias de recuperação de carrinho também pode ser um meio de reaver aqueles leads qualificados que não finalizaram a jornada de compra. Entre essas ações, podemos destacar a simplificação do check-out para melhorar a experiência do consumidor.
Inclusive, o e-mail marketing pode ser uma estratégia para recuperar esses possíveis clientes. Afinal, você estará dando uma atenção especial, que pode conquistar os consumidores.
Apostar em uma plataforma personalizada também pode ser uma medida para aprimorar o CAC do seu e-commerce. Assim, se estiver interessado e quiser saber mais sobre como contratar uma plataforma, acesse o nosso blog e veja como podemos ajudar.
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