Proporcionar segurança aos usuários é essencial para garantir boa usabilidade e boa conexão no ambiente virtual. O certificado digital para e-commerce foi criado para trazer mais proteção e melhorar as experiências entre os usuários e as empresas. A seguir, entenda como ele funciona e qual é a importância dele.
Também conhecido como certificado SSL (Secure Sockets Layer), trata-se de uma ferramenta de proteção para sites. Uma vez instalado, ele garante a segurança, a privacidade e a autenticidade das transações de dados entre o servidor e o usuário por meio da criptografia (forma de codificar informações).
Criado pela Netscape Communications Corporations, o SSL começou a ser implementado no Brasil em 2001 e é cada vez mais utilizado. De acordo com os dados do Instituto de Tecnologia da Informação (ITI), atualmente, há cerca de 10,3 milhões de certificados ativos.
Essa tecnologia é indicada ao e-commerce para o consumidor se sentir suficientemente seguro para efetuar suas compras e ter os dados mantidos como confidenciais a fim de evitar fraudes.
Os sites com certificado digital são identificados pela URL iniciada por “https://”, em que a letra “s” representa a camada de segurança, e por um cadeado na barra de endereço do site, onde o usuário pode verificar mais informações sobre a conexão.
Existem diversos tipos de certificado SSL que se adequam a pessoas físicas, jurídicas e ao nível de segurança desejado. Esse nível define o prazo de validade – que varia de 1 a 3 anos – e a forma de armazenamento.
Entre as possíveis opções, há certificados para validar apenas a veracidade do domínio, da organização e outros mais elaborados para proteger mais de um site ao mesmo tempo, como é o caso do SSL Wildcard.
Para obtê-lo, é necessário escolher uma autoridade certificadora que irá gerar o Certificate Signing Request (CSR), um arquivo de texto com as informações da empresa detalhando qual URL será utilizada e, com esse documento, a emissão do certificado SSL.
O certificado digital para e-commerce proporciona segurança virtual e se torna ainda mais importante, visto que o número de cibercrimes aumentou com a intensificação das atividades econômicas na internet desde o ano passado.
Os crimes virtuais em São Paulo tiveram um aumento de 256% em 2020, em comparação ao ano anterior, e o número também cresceu em outros estados. Entre os delitos mais cometidos, estão o estelionato e a pirâmide financeira que podem ser evitados analisando a veracidade das informações e os mecanismos de segurança das páginas da internet.
Ao verificar o selo de proteção na página, o usuário se sente mais seguro para fornecer dados para cadastros e transações com cartões de crédito. O certificado digital evita a exposição dos dados e diminui a ocorrência de phishing (crime virtual em que se passam pela empresa para tentar obter informações de forma ilegal).
Possibilitar mais opções de pagamento pode aumentar as conversões e melhorar a jornada de compra do usuário, por isso é necessário entender quais são as formas de pagamento mais recorrentes e como receber os pagamentos com segurança.
O cartão de crédito é uma das formas mais utilizadas para pagamento na Internet. Para a empresa oferecer essa opção, é necessário apresentar o certificado digital para e-commerce às operadoras dos cartões.
Sem identificar elementos de proteção no site, o usuário pode deixar de finalizar sua compra e abandonar o carrinho. Por isso, é necessário que ele entenda que pode realizar o cadastro, usar os dados do cartão de crédito em um sistema antifraude e confiar na empresa.
Com o certificado digital para e-commerce, é possível identificar o site seguro na barra do endereço que aparece na cor verde e verificar se o certificado ainda é válido.
O posicionamento do site no Google é influenciado também pelo uso da tecnologia SSL. Domínios com essa proteção são beneficiados na indexação nos mecanismos de busca. Comparados com sites comuns e sem certificação, esses domínios acabam tendo mais visibilidade.
O Google avalia positivamente sites com certificado digital tendo em vista que eles proporcionam melhores experiências ao usuário e diminuem a possibilidade de ataques virtuais.
Agora que você conheceu as vantagens do certificado digital para e-commerce, é possível entender como manter seu site seguro. Se você se interessou pelo assunto, veja também nosso artigo sobre a legislação que protege os dados do consumidor!
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