Marketing

O que são as DNVB (Marcas Nativas Digitais)?

Desde 2016, o conceito de DNVB (Digital Native Vertical Brands), ou seja, marcas verticais nativas do ambiente digital, vem sendo explorado pelo mercado. São empresas que já nasceram no meio digital, por isso não precisam transformar os próprios processos, como é o caso de companhias mais tradicionais. Entenda mais sobre o assunto a seguir!

O que é DNVB?

As DNVB são marcas nativas digitais estruturadas verticalmente, ou seja, controlam todos os processos desde a fabricação até a venda dos produtos. A comunicação com os clientes acontece por meios digitais desde o primeiro contato e durante toda a relação.

Andy Dunn, fundador da empresa Bonobos, um e-commerce de roupas masculinas, foi o primeiro a falar sobre o assunto em 2016. As características das marcas digitais também podem incluir um atendimento omnichannel e uma experiência diferenciada das lojas físicas.

Isso porque as DNVB possuem uma proposta de se conectar com os clientes por meio da identidade dele, utilizando o tom de voz dele, estando onde ele está na internet e oferecendo a melhor experiência de compra no e-commerce. Portanto, o propósito da marca que nasce no digital é também fortalecer o relacionamento com o público.

Todos os e-commerces são DNVB?

Uma dúvida comum que surge ao se deparar com o termo DNVB é se todos os e-commerces são necessariamente marcas nativas digitais. A resposta é não, porque muitas empresas tradicionais precisaram se adequar ao aumento nas vendas online e criaram e-commerces próprios.

Sendo assim, uma empresa com uma loja virtual não é necessariamente uma DNVB, já que surgiu primeiramente como uma loja física e passou por uma transformação digital. Além disso, as marcas nativas digitais possuem cultura e processos diferenciados.

Outro ponto a ser considerado é que as marcas nativas digitais podem levar mais tempo para crescerem no mercado, já que focam na experiência do cliente e na construção de um relacionamento de identificação. Portanto, o intuito não é somente a quantidade de vendas, mas a fidelização de clientes.

Principais vantagens desse modelo de negócio

Apesar de ser um conceito relativamente novo, as DNVB possuem vantagens exclusivas enquanto modelo de negócio digital. Além disso, elas estão livres de questões que podem trazer problemas para empresas tradicionais, como baixas margens, dificuldade em manter clientes fiéis, falta de entendimento completo sobre o público, alta competitividade de preços, entre outros.

Uma das principais vantagens desse tipo de empresa é a comunicação com o público, que pode ocorrer por meio das redes sociais e do conteúdo dentro da loja virtual, como a descrição dos produtos, por exemplo. Há uma interação maior com os consumidores, que permite ouvir a opinião e entender o comportamento deles.

Assim, a marca cria um sentimento nos clientes, uma ligação além da compra de produtos. Entendendo os desejos e as necessidades do público, é possível se tornar parte do dia a dia dele. Os clientes passam a escolher a marca não somente pelo produto, mas também por se identificarem com os valores dela.

Além disso, esse tipo de negócio é responsável por todos os processos desde a fabricação dos produtos, o que permite reduzir custos com intermediários e manter as operações com baixo custo. Ou seja, é possível oferecer produtos por preços mais baixos com a mesma qualidade.

A importância da tecnologia para as marcas digitais

Como vimos, as marcas online nasceram e estão cem por cento no meio digital. Por isso, para oferecerem uma boa experiência, elas devem investir em inovação e tecnologia, como uma plataforma de e-commerce que possibilite a implementação de funcionalidades que atendam às especificidades do negócio.
As plataformas personalizáveis permitem desenvolver recursos que ajudam na usabilidade da loja virtual para o cliente ter a melhor experiência possível. Veja nosso artigo sobre como escolher sua plataforma de e-commerce e entenda mais sobre o assunto!

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