Dicas para aprender como criar um marketplace

como criar um marketplace

Com a expansão do mercado digital, novos modelos de negócios vêm surgindo buscando atrair a atenção dos usuários para os seus produtos. Pensando nisso, o que acha de aprender como criar um marketplace?

 

Contudo, antes de partirmos para as dicas práticas e teóricas, você sabe o que é um marketplace? Na tradução literal, seria um mercado, exemplificando o seu funcionamento. Afinal, é um shopping virtual, no qual vendedores de diferentes marcas e empresas podem comercializar os seus produtos.

 

Existem grandes empresas de renome que trabalham com esse modelo de negócio, como o Mercado Livre. Trata-se de plataforma on-line, em que os usuários podem comparar os preços de um mesmo produto de vendedores diferentes. Isso garante mais liberdade de escolha, o que, consequentemente, atrai novos clientes.

 

Pronto para aprender como criar um marketplace? Então, não perca os conselhos que damos nos próximos tópicos. Dê uma olhada e comece os planos para ter o seu “shopping virtual”.

Primeiros passos para um marketplace

Não sabe por onde começar a sua plataforma de marketplace? Saiba que o primeiro passo é se planejar: conhecer o mercado em que vai atuar, o seu público e muito mais. Veja o passo a passo abaixo.

 

  1. Pesquise o mercado de atuação do seu negócio para entender a viabilidade dele;
  2. Defina a persona, ou seja, o perfil dos vendedores ideais;
  3. Decida qual vai ser a persona dos compradores do seu marketplace;
  4. Responda à pergunta: como você vai fazer dinheiro? Para tanto, defina as regras de cobrança;
  5. Escolha qual vai ser a plataforma do seu marketplace;
  6. Entenda a melhor forma de atrair os vendedores e compradores para o seu negócio on-line.

 

Ficou em dúvida sobre como criar um marketplace mesmo com o passo a passo? Lembre-se de que existem cases de sucesso no mercado e você pode utilizá-los ao seu favor. Encontre-os, estude os seus concorrentes e veja onde pode melhorar os processos que está planejando.

Lembre-se dos requisitos operacionais

Se você vai criar um marketplace, não se esqueça dos requisitos operacionais! Mesmo que seja um mercado novo — o primeiro marketplace surgiu a apenas cinco anos —, há regras a serem seguidas para ele começar a funcionar.

 

Um dos primeiros requisitos é a formalização do seu marketplace. Não há amadorismo quando se trata desse tipo de negócio on-line. Por isso, é preciso criar um CNPJ. Afinal, a nota fiscal precisa ser emitida aos clientes.

 

Também fique atento à eficiência logística da sua empresa. Como a concorrência é acirrada, detalhes mínimos fazem a diferença. Então, se o seu marketplace conseguir entregar tudo no prazo e com eficiência, mais clientes vão voltar. Assim, uma dica é escolher com cuidado as transportadoras parceiras.

 

Além disso, lembre-se: um catálogo em que não há estoque não é interessante. Logo, o mais indicado é ter uma quantidade razoável de produtos à pronta entrega. Esse é um diferencial e tanto, hein?

Quais ferramentas não podem faltar?

Se você pensou que já sabia tudo sobre como criar um marketplace, não é bem assim. Isso porque ainda falta falar sobre as ferramentas essenciais para o bom funcionamento desse modelo de negócio on-line. Vamos lá!

CRM

Sigla para Customer Relationship Management, o CRM é uma ferramenta que não pode faltar no seu marketplace. Trata-se de um sistema que ajuda na gestão dos clientes, atuais ou potenciais. Porém, ele pode ser usado com diferentes objetivos, como:

 

  • armazenamento de dados cadastrais;
  • monitoramento do comportamento do usuário;
  • centralização dos canais de interação, como ligações, e-mails ou visitas.

 

Ainda, com ele, é possível mensurar o estado atual do seu negócio e as perspectivas futuras. É também uma forma de idealizar as próximas estratégias de marketing, venda e atendimento.

Split de pagamento

O split de pagamento é a ferramenta ideal para a gestão financeira do marketplace. Esse é um sistema que ajuda a dividir automaticamente todos os valores do negócio, seja de venda, seja de operações, como fornecedores, lojistas ou manutenção da plataforma. Assim, otimizando todos os processos.

ERP

O ERP Enterprise Resource Planning sistema integrado de gestão empresarial, é uma ferramenta que integra todos os processos internos da sua companhia. Dessa forma, é possível manter todos os setores do negócio em um mesmo fluxo, centralizando todos os dados.

Fique atento às tendências que não param de surgir!

As ferramentas são importantes, mas não se esqueça de que esse é um mercado que está em constante atualização. Por isso, inovações surgem todos os dias e é preciso estar atento para não perder nada e ficar para trás.

 

Inclusive, para se destacar no mercado, um conselho é antecipar as tendências e implementá-las no seu marketplace. Em alguns casos, é possível prospectá-las e atrair a atenção de todos.

 

Na Stoom, por exemplo, você consegue inovar no seu mercado de atuação com o apoio da nossa equipe de especialistas. Aqui, nós estamos preparados para pôr em prática qualquer ideia inovadora, mudando a forma que o mercado atua. Assim, aprender como criar um marketplace torna-se mais fácil.

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