Cultura data driven: transforme os resultados do seu e-commerce

Homens em reunião, vestidos de terno e com tablet.

A cultura data driven mostra-se como uma solução inteligente para impactar positivamente as vendas do seu e-commerce. 

Veja neste artigo como implementar essa cultura na sua loja virtual, aperfeiçoar os processos e usar big data para tomar decisões assertivas para o seu negócio. Venha saber mais sobre o assunto. 

Cultura data driven: saiba o que isso significa

A cultura data driven nada mais é do que um modelo de organização empresarial em que todas as estratégias e decisões são fundamentadas em dados e inteligência de mercado. 

Uma empresa que conduz suas ações nesse molde, incutindo o comportamento analítico em todos os profissionais, consegue tomar decisões mais ágeis e eficientes. Com isso, os resultados obtidos são muito mais efetivos. 

Dentro dessa forma de organização, os resultados também estão atrelados à quantidade de informações disponíveis. Além do mais, os dados gerados para uma ação tornam-se novos referenciais que alimentam a base de informações, permitindo insights valiosos e o estabelecimento de estratégias assertivas.

Por que as empresas adotam a cultura data driven?

A adoção do data driven em culturas empresariais está relacionada às exigências do mercado. Hoje em dia, as organizações precisam conhecer profundamente as necessidades dos consumidores, entender como e por que eles adquirem determinados produtos e compreender seus comportamentos no mundo virtual. 

Uma cultura de dados também é fundamental para satisfazer as imposições dos consumidores. Hoje, os clientes costumam ser mais informados e críticos, algo que faz com que sejam mais criteriosos no momento de efetuar uma compra. 

Implementando uma cultura data driven, sua empresa pode traçar estratégias para posicionar os produtos e ganhar autoridade no meio virtual. Assim, ela consegue disponibilizar conteúdos relevantes, descrições completas dos materiais e ações baseadas nos dados referentes aos hábitos dos consumidores. 

Como a cultura data driven pode impulsionar as vendas do seu e-commerce?

O uso de dados profissionais contribui para que você encontre o cliente ideal. Ela possibilita o direcionamento das suas ações de marketing (anúncios e materiais educativos) e a entrega de promoções exclusivas. Assim, você consegue se diferenciar dos seus concorrentes. 

É válido enfatizar que o uso do data driven no marketing é uma estratégia eficiente para elaborar um planejamento assertivo. Afinal, ele será baseado em números e análise de comportamento dos usuários.

Imagine que você tem uma loja virtual de artigos cosméticos. Usando ferramentas de buscas por palavras-chave, é possível identificar quais são os termos, perguntas e produtos mais procurados por pessoas que se interessam por esses itens 

Assim, você produz conteúdos otimizados em SEO sobre beleza, explica a forma correta de aplicar determinados produtos e esclarece os benefícios existentes para a pele. Essas e outras informações contribuem para educar o seu público-alvo, estimulando a compra desse item. 

Usando o Google Analytics

Por meio dessa ferramenta, você pode monitorar a eficiência do site e dos apps da sua loja online. Ela permite uma melhor compreensão dos horários em que suas plataformas mais recebem visitas, dos motivos de abandono de uma compra (descrição dos produtos, por exemplo), da origem do tráfego, dentre outras informações relevantes.

Assim, com base nos dados coletados e analisados, você elabora suas estratégias e direciona suas ações de marketing para essas pessoas. Dessa forma, as chances de conversão de leads são muito maiores.

Como implementar uma cultura data driven no seu comércio online?

A melhor maneira de implantar uma cultura data driven no seu comércio eletrônico é por meio da educação. Em outras palavras, é importante investir em treinamentos que abordam o que são os dados, sua importância e como e por que eles devem ser utilizados antes de adotar estratégias e tomar decisões. 

Nesse processo, é crucial que os integrantes do time aprendam a manusear as ferramentas, como Hubspot, CRM e Google Analytics. Além disso, é indispensável o estudo da Lei Geral de Proteção de Dados. 

O próximo passo é colocar em prática o conhecimento adquirido e enraizar essa prática em todas as ações da sua loja virtual. Esse comportamento é altamente benéfico, uma vez que proporciona a elevação das vendas, o fortalecimento da marca e maior rentabilidade do seu negócio. 

A Stoom pode contribuir para a implantação da cultura data driven no seu e-commerce

O serviço de infraestrutura cloud da Stoom é uma solução eficiente para ajudar o seu e-commerce a alcançar resultados mais efetivos. Com essa ferramenta, você consegue acesso seguro aos dados da sua loja virtual para implementar uma cultura data driven no seu negócio. 

Por meio da infraestrutura cloud, você pode compartilhar e armazenar as informações da sua empresa de forma rápida e segura. Você nem mesmo precisará instalar arquivos no computador!

Além do armazenamento de dados, a solução da Stoom permite a análise de informações por meio do cloud computing. Com ela, é possível fazer associações para encontrar padrões e tendências, o que contribui a tomada de decisões corretas. 

Vale destacar que a infraestrutura cloud também oferece outros serviços. Entre eles, os principais são: hospedagem de site, HPC, suporte a apps e desenvolvimento e testes de aplicativos.

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