E-commerce nas redes sociais: saiba como alavancar vendas com essa ferramenta

Homem sentado, mexendo no celular. Ao seu lado, há um carrinho representando o e-commerce. Atrás dele, um celular gigante com a imagem de uma loja de roupas. Figuras de like, chat e emojis flutuam ao redor do homem.

Além de serem ótimos canais de interação, as redes sociais podem ser excelentes meios de alavancar as vendas e fortalecer sua marca. Assim, é essencial desenvolver estratégias e utilizar ferramentas de divulgação de e-commerce nas redes sociais.

Com a relevância e influência que as redes sociais ganharam na vida das pessoas nos últimos tempos, as empresas que desejam aumentar as vendas online devem investir nas plataformas com assertividade. Neste artigo, você vai entender a importância das redes para o e-commerce e aprender estratégias para vender mais.

Qual a importância das redes sociais para o e-commerce?

Ter um e-commerce nas redes sociais é obrigatório para as empresas que querem ter visibilidade no mercado. Essa é uma forma de ficar mais perto dos clientes, criando uma relação mais estreita e aumentando a chance de conversão em vendas. Afinal, quem não é visto, não é lembrado.

Além disso, o seu público está nas redes sociais. De acordo com um estudo realizado em 2023 pelo site EletronicsHub, o brasileiro gasta, em média, nove horas e 32 minutos online por dia. Esse tempo é dividido entre fazer compras, acompanhar conteúdos digitais de amigos e influenciadores, verificar e-mails e outras atividades.

Falando especificamente de hábitos de consumo, um levantamento conjunto realizado pela All In e OpinionBox revelou que 75% das pessoas utilizam as redes para pesquisar informações sobre produtos que têm interesse em comprar. Por outro lado, 55% seguem influenciadores digitais que fazem indicações de produtos ou serviços em seus perfis.

Ou seja, colocar o e-commerce nas redes sociais melhora o alcance e a visibilidade, contribui para a construção eficaz da marca e ainda oferece mais um canal de venda direta. O Instagram Shopping, por exemplo, pode gerar faturamento para a empresa – que é o principal objetivo da estratégia.

Vantagens das redes sociais para o e-commerce

As redes sociais são ferramentas que podem ser usadas para aprimorar a experiência de compra online dos clientes. As vantagens que elas oferecem para o seu e-commerce são inúmeras, como:

  • aumento da credibilidade da empresa;
  • visibilidade da marca;
  • criação de mais um canal de vendas (omnichannel);
  • estreitamento de laços com clientes;
  • aumento do faturamento da empresa;
  • acompanhamento de tendências e mudanças no comportamento do usuário;
  • aumento de tráfego para o e-commerce;
  • geração de leads;
  • garantia de audiência segmentada.

Como vender mais com as redes sociais?

Para garantir o sucesso do seu e-commerce nas redes sociais, é necessário mais do que estar presente. Você precisa ter um planejamento direcionado para cada canal, garantindo a eficiência da mensagem. Assim, leve em consideração estes tópicos na hora de montar sua estratégia:

Conheça o comportamento do seu público

O ponto de partida para qualquer estratégia de marketing digital para e-commerce é conhecer o público para o qual a mensagem será direcionada. Assim, busque saber o máximo de detalhes sobre seus consumidores: gênero, renda, hábitos de consumo, região onde moram, etnia, entre outras informações.

Escolha as redes sociais de maneira estratégica

A partir do comportamento do público, você vai escolher quais redes sociais estão mais alinhadas aos seus objetivos e, claro, onde está o seu público. O estudo do comportamento auxilia nessa escolha para que você invista nos canais mais assertivos e que mais fazem sentido no seu planejamento.

Seja ativo nos canais e gere conteúdos de relevância

Não adianta focar na divulgação apenas de promoções. É necessário criar conteúdos relevantes para sua audiência, gerando engajamento nas redes sociais e, consequentemente, aumentando as chances de conversão.

A ideia é gerar uma aproximação entre o negócio e o público. Por isso, invista em conteúdo que gere identificação: mostre os bastidores, conte curiosidades que humanizem sua parte. Outra abordagem possível é o social commerce, que consiste na parceria com influenciadores para divulgação.

Mantenha o diálogo ativo com os clientes

É muito importante que você interaja com os clientes, principalmente em menções ou comentários nas postagens. Dessa forma, eles se sentem valorizados e têm uma visão positiva da marca.

Seja honesto e transparente na comunicação

Toda estratégia de comunicação, seja ela online ou offline, deve ter como base a transparência. Não adianta divulgar informações sobre produtos ou serviços que não são verdadeiras, pois isso pode gerar uma crise de imagem a partir de uma avalanche de comentários negativos nas suas páginas.

Estratégias para vender mais com as redes sociais

Algumas tendências para alavancar vendas de e-commerce nas redes sociais estão em alta. Confira estas abordagens que podem ser usadas no seu planejamento:

Live commerce

O live commerce são transmissões ao vivo a partir das plataformas de redes sociais para apresentar produtos e induzir o consumidor a comprar online. Essa abordagem foi bastante utilizada durante a pandemia, por conta das medidas de distanciamento social.

Unboxing experience

Essa estratégia foca o encantamento do cliente na hora de receber o produto. Assim, a ideia é investir em embalagens que gerem uma experiência na hora de abrir o produto, gerando satisfação para quem o comprou.

Inteligência artificial e automação

Outra forma de melhorar a experiência do cliente é usar automações e ferramentas de inteligência artificial. Um ótimo exemplo é o uso dos chatbots nas redes sociais, que podem auxiliar no processo de compra e tirar dúvidas dos consumidores.

Marketing de Influência

O Marketing de Influência consiste em realizar parcerias com pessoas influentes em nichos de interesse da marca, divulgando produtos e serviços para o seu público. Nessa estratégia, os influenciadores fazem conteúdos sobre o produto, visando influenciar o público a consumi-lo.

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