Como melhorar a experiência do cliente no seu e-commerce?

O comércio online cresceu. Segundo dados do relatório da NielsenIQ|Ebit em parceria com a Bexs Pay, no primeiro semestre de 2022, o e-commerce atingiu a marca de R$ 118,6 bilhões em vendas no Brasil. Esse crescimento fez com que muitos empresários se perguntassem: como melhorar a experiência do cliente?

Ao comparar o modo de fazer negócio com loja física e online, há uma diferença nítida: não existe um vendedor para explicar uma compra ou convencer o cliente. Por conta disso, investir na experiência de compra online é essencial para o sucesso do e-commerce.

Aprender como melhorar a experiência do cliente é uma etapa essencial de todo empresário de e-commerce. Investir na plataforma, nas etapas de compra e nas tendências do mercado são algumas das preocupações que se deve ter em mente para criar uma experiência única aos consumidores e fidelizá-los.

O seu e-commerce não está preparado para atender às expectativas dos usuários? Leia este artigo até o fim e confira alguns conselhos sobre como melhorar a experiência do cliente no seu negócio online.

Por que a experiência do cliente é tão importante?

Fazer compras online é uma forma rápida e fácil de adquirir produtos sem sair de casa ou desviar o seu caminho. No entanto, ao contrário de uma loja física, o consumidor compra sem a ajuda de um vendedor. Assim, como escolher o melhor produto? Ou qual possui o menor preço?

Todas essas dúvidas podem ser resolvidas com uma gestão da experiência do cliente bem implementada. Catálogo completo, processo de compra intuitivo e descrições dos produtos nas páginas são algumas das formas de pôr a experiência do usuário em primeiro lugar.

De acordo com os dados cedidos pela EQI 2021 Saúde, Higiene e Beleza, investir na experiência do cliente impacta diretamente nos resultados do seu negócio. Veja os dados:

  • 82,1% dos consumidores entrevistados afirmam que as informações nas páginas dos produtos ajudam na tomada de decisão de compra;
  • 32,4% dos consumidores disseram ter desistido de uma compra por falta de informações ou imagens no e-commerce.

Dicas para melhorar a experiência do usuário no seu e-commerce

O objetivo de melhorar a experiência do cliente é simplificar e entregar qualidade aos consumidores do seu e-commerce. Quanto mais satisfeitos estiverem, maiores as chances de fidelização. Para entender melhor esse tema, veja abaixo algumas dicas para implementar no seu negócio online.

Aprenda sobre os clientes

O primeiro passo para uma experiência de compra de sucesso é conhecer os seus clientes. Analise e identifique os perfis dos clientes que efetuam compras no seu negócio: hábitos, produtos mais populares, formas de acesso (desktop ou mobile), preferências e/ou motivações que os levaram a comprar seus produtos.

Entendendo os seus consumidores, você também entende quais mudanças no e-commerce podem impactá-los positivamente. Por exemplo: sua plataforma precisa de uma jornada de compra mais simples? Estão faltando imagens dos seus produtos?

Fique atento às tendências

O mercado e as preferências dos consumidores mudam todos os dias. Por isso, quando o seu e-commerce fica estagnado, sem mudanças, provavelmente o número de vendas irá diminuir. Grandes negócios online são aqueles que estão sempre em busca de inovações.

Por exemplo, vários e-commerces de sucesso já investem em IA (inteligência artificial) para deixar a experiência do cliente mais interessante. Eles usam ferramentas como chatbots ou o “provador virtual”, já usados em lojas de roupas online.

A todo momento, novas tendências para melhorar a jornada do cliente estão surgindo, e é essencial estar atento a todas. A Stoom, por exemplo, oferece aos clientes o Smart Locker, um modelo de armário inteligente que ajuda a simplificar a entrega de produtos sem pagar por frete.

Forneça canais de atendimento acessíveis

Não esqueça que a sua loja deve ser acessível! Para reclamações, elogios ou conselhos, o cliente sempre quer estar envolvido em sua jornada de compra. Por isso, invista nos canais de comunicação.

Redes sociais, chatbots, WhatsApp, e-mail ou telefone fixo. Essas são apenas algumas das opções de canais de atendimento que você pode deixar à disposição dos seus usuários. Mas não se esqueça de que é preciso garantir a funcionalidade de todos para não causar transtornos aos consumidores.

Cuide do tempo de carregamento do site

Um site que fica minutos carregando para visualizar uma imagem em pouco tempo se torna desinteressante. Por isso, invista em uma plataforma de e-commerce que ofereça uma experiência de compra agradável e que consiga lidar com todas as adições personalizadas ao catálogo online.

Seja transparente

Não esconda nada! Para que o seu cliente entenda e simpatize com a sua marca, ele primeiro precisa conhecê-la. Por isso, compartilhe todas as novidades com o seu público. Essa é uma maneira eficaz de ficar mais perto dos seus consumidores, mesmo com uma tela à distância.

Vamos pôr em prática esses conselhos? Conte com a Stoom!

Se estiver procurando por um parceiro para entender como melhorar a experiência do cliente do seu negócio, conheça a Stoom! Aqui, você conta com uma equipe experiente para personalizar toda a jornada de compra dos seus consumidores.

Quer mais dicas sobre como lidar com os imprevistos do seu e-commerce? Acesse o nosso blog e confira mais artigos como esse para amplificar os resultados do seu negócio.

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