Saiba como escolher entre uma loja física ou virtual

loja física ou virtual

Quando planejamos abrir um negócio, esperamos que ele tenha sucesso, por isso, é comum surgir a dúvida entre investir na loja física ou virtual. Afinal, qual das duas pode nos oferecer mais retorno? Qual é o investimento mais seguro? Pensando nisso, preparamos este conteúdo para facilitar essa decisão. 

 

Antes de escolher entre a loja física e virtual, é importante conhecer mais sobre as duas opções. A falta de planejamento e conhecimento sobre investimentos é um dos principais motivos para que uma loja física ou virtual feche apenas com seis meses de abertura. 

 

De acordo com dados do IBGE, em 2020, 80% dos empreendimentos quebraram antes mesmo de completarem o primeiro ano. Neste artigo, iremos apresentar as vantagens e desvantagens tanto da loja física quanto da virtual. 

Vantagens de ter uma loja virtual  

Um tempo atrás, as pessoas só se questionavam sobre como abrir uma loja física, afinal, o acesso a internet e aparelhos eletrônicos não era tão popular. Hoje, com a possibilidade de vender utilizando apenas um computador ou celular, os empreendimentos on-line se tornaram comuns. Além disso, eles oferecem diversas vantagens. 

Baixo custo   

Ao começar um empreendimento on-line, é necessário apenas ter acesso à internet de qualidade, um computador e um espaço para servir como escritório e integrar o estoque com a loja virtual. Assim, você reduz os custos com aluguel e com uma possível reforma do local.  

Disponibilidade

Sabendo como montar uma loja virtual, você garante aos seus clientes que os produtos estejam disponíveis a qualquer hora do dia, não se limitando ao horário comercial. Além disso, utilizando uma boa plataforma de e-commerce, você oferece ainda mais facilidade para o consumidor escolher seus produtos. 

Variedade 

É possível que o empreendedor tenha mais de uma loja de segmentos diferentes. Além de oferecer diversas formas de pagamento na loja virtual, você consegue fazer a gerência de ambos os negócios do mesmo lugar. Você pode, ainda, utilizar as mesmas promoções e estratégias de vendas — sempre lembrando de mudar os produtos, é claro. 

Economia de tempo

Com um negócio on-line que você pode gerenciar do conforto da sua casa, é possível economizar em média três horas por dia, que seria o tempo gasto se deslocando ao local. Nesse momento, você pode focar em outra coisa, como praticar uma atividade física ou estudar.  

Possibilidade de um faturamento maior

Um questionamento comum entre os empresários é quanto fatura uma loja virtual. E se dissermos que esse faturamento pode ser maior do que de uma loja física?  Isso se deve ao alcance da internet, pois enquanto uma loja consegue atender somente a região de seu endereço, um empreendimento on-line é acessado de qualquer lugar no mundo. 

Pós-atendimento personalizado

Para realizar a compra em uma loja virtual, é necessário que o consumidor informe seus dados, como telefone e e-mail. Desse modo, com o contato do cliente e o histórico da sua compra, você consegue prestar um pós-atendimento único, aumentando as chances de fidelizá-lo.

Desvantagens de ter uma loja virtual

Infelizmente, a facilidade do acesso à internet não trouxe só benefícios. Devido a isso, em um ambiente virtual, é necessário ter atenção redobrada a questões que citaremos agora:

Fraudes digitais

 

Um dos principais fatores que podemos considerar como desvantagem em ter uma loja on-line são as fraudes digitais e os ataques cibernéticos. A segurança nos dados dos usuários é um fator primordial e, muitas vezes, contratar esse sistema de segurança de dados é custoso para a empresa.

Concorrência

 

A crescente presença das marcas no ambiente on-line gera o aumento de produtos e serviços similares ao que você pretende oferecer e investir. Assim, a concorrência é maior.

Impossibilidade de conhecer o produto físico

Há pessoas que valorizam muito conhecer o produto e, com isso, ficam inseguras pela opção de comprar on-line. Para elas, o digital não garante a experiência completa da compra. 

Entrega da mercadoria

Quando pensamos na entrega do produto, custos adicionais e demora no envio ou até mesmo o extravio da compra podem gerar insegurança e, consequentemente, a perda do cliente.  

Vantagens de ter uma loja física  

Se você continua com dúvidas sobre investir em uma loja física ou virtual, nós vamos te mostrar os benefícios que um espaço concreto pode oferecer para seus consumidores.

Sem custo extra nas compras 

Alguns clientes tendem a procurar as lojas físicas para não precisarem pagar uma taxa de entrega, como frete, por exemplo. Basta ir à loja, escolher seu produto e levá-lo com você.

Menor taxa de troca de produtos

O grande diferencial de uma loja física é a possibilidade de ver o produto realmente como ele é. Embora com um e-commerce seja possível analisar fotos e avaliações, algumas pessoas ainda preferem avaliar a qualidade do item pessoalmente. Desse modo, as chances de o cliente não gostar e querer a devolução diminuem. 

Atendimento humanizado

Ao atender o consumidor pessoalmente, você tem a possibilidade criar laços com ele, manter uma conversa que possa aproximá-los e fazer com que ele grave seu nome. Assim, aumenta as possibilidades de fidelizar o cliente já na sua primeira compra.  

Experiência do usuário

A loja física permite ainda que o cliente possa conhecer todos os detalhes do produto presencialmente. Além disso, a experiência de vestir, calçar ou experimentar a compra antes é exclusiva do ambiente físico. 

Desvantagens de ter uma loja física

Abrir uma loja física requer um investimento consideravelmente alto. Isso porque, na maioria dos casos, é necessário pagar aluguel, reformar e decorar o espaço e investir em segurança, utilizando câmeras e fechaduras reforçadas. 

 

Outra desvantagem relevante é a necessidade de um endereço on-line para aumentar o número de vendas. Para que a sua loja física consiga alcançar um público maior, é preciso usar os recursos que a internet oferece. Aqui, no blog da Stoom, você encontra dicas para migrar o seu negócio para o digital

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Agora que você acompanhou  as vantagens e desvantagens da loja física ou virtual, que tal aprender mais sobre omnichannel, estratégia que visa integrar a experiência do usuário em todos os ambientes, on-line e offline, a partir de uma única identidade da marca. Confira esse e outros conteúdos em nosso blog.

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