Entenda o que é retail media e qual a sua importância no e-commerce

Mulher de camisa amarela mexendo em celular.

No mundo do consumo, decidir comprar ou não um produto muitas vezes é uma escolha de menos de um segundo. Assim, saber o que é retail media é essencial para que seu negócio tenha uma estratégia de marketing assertiva, que prenda a atenção do cliente.

Cada vez mais utilizado no varejo, o retail media tem transformado o jeito de fazer marketing e anúncios no segmento. Entenda o que é essa ferramenta, qual a sua importância e como ela pode ser aplicada para gerar resultados satisfatórios dentro da sua empresa.

O que é retail media?

Em linhas gerais, o que é retail media? É uma estratégia de marketing em que as marcas colocam anúncios patrocinados em espaços físicos ou digitais (aplicativos e sites) de varejistas. Assim, a empresa ganha mais visibilidade e aumenta a possibilidade de conversão.

De forma prática, a marca paga para que o varejista inclua os anúncios em suas plataformas, alcançando um público que já consentiu com o uso de seus dados. Assim, as publicidades são direcionadas para os clientes de acordo com a segmentação do planejamento estratégico de marketing.

Isso garante que os anúncios sejam indicados para o público-alvo certo, alinhado com as preferências de cada usuário. Assim, a jornada de compra se torna personalizada e as chances de conversão aumentam.

Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Na prática, a diferença entre essa ferramenta e o ads tradicional é que os dados utilizados para segmentação das promoções e ofertas são coletados diretamente pelo varejista. Não há necessidade de plataformas terceirizadas de ads.

Ou seja, o retail media não precisa lidar com os consentimentos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Os anúncios são exibidos para clientes cadastrados no site dos varejistas, que consentiram em ceder seus dados para a empresa.

First-party data

Ainda sobre coleta de dados, outra vantagem desse tipo de anúncio são os dados first-party data, gerados a partir das próprias plataformas dos varejistas. Isso faz com que as informações sejam mais confiáveis e precisas.

O termo first-party data está relacionado ao data-driven marketing. Essa é uma vertente que consiste em coletar, analisar e estudar dados para criar um planejamento estratégico baseado nessas informações.

Benefícios do retail media

Agora que você entende o que é retail media, é hora saber quais os benefícios dessa estratégia para as marcas que investem ou pretendem investir nesse novo modelo de publicidade. As principais são:

  • aumento de visibilidade e alcance;
  • direcionamento de anúncio para público mais preciso;
  • jornada de compra mais personalizada para clientes;
  • desenvolvimento de campanhas assertivas;
  • acesso a dados valiosos sobre hábitos e comportamento de consumo.

Essa nova tendência deve crescer no mercado nos próximos anos. Ela também oferece diversas vantagens para os varejistas que exibem os anúncios das marcas em seus sites e aplicativos. São algumas delas:

  • criação de mais uma fonte de receita;
  • maior diversidade de produtos nos sites e aplicativos;
  • desenvolvimento de um canal contínuo de lucros.

Quatro passos para implementar o retail media

Como toda estratégia de marketing, o planejamento de anúncio para site deve ser bem estruturado para garantir resultados satisfatórios para o ecommerce. Assim, para a implementação do retail media, você deve seguir quatro passos.

Definição de objetivos e público

Toda estratégia de marketing bem sucedida tem como base objetivos claros e uma boa pesquisa de público-alvo e persona. Isso é essencial para o sucesso do retail media. Pesquisas de mercado são ótimas ferramentas nessa etapa.

Alguns dos objetivos traçados podem ser o aumento do tráfego no seu site ou o aumento das vendas de um determinado produto ou serviço. O importante é que suas metas sejam mensuráveis e claras.

Escolha da plataforma

Depois de definir o público-alvo, deve-se escolher uma plataforma para veiculação dos anúncios, visando alcançar os consumidores mapeados. Leve em consideração métricas como alcance e relevância desse canal para os possíveis clientes.

Criação de anúncios estratégicos

A terceira etapa é o momento de criar ofertas que façam sentido para o público da sua marca. Lembre-se de criar anúncios responsivos, ou seja, que se adaptem a diferentes telas (computador e smartphones, por exemplo).

Para que os anúncios chamem a atenção de maneira positiva, use a criatividade e um bom material, como fotos e vídeos em boa resolução. Frases curtas e diretas prendem a atenção do usuário que, como falamos anteriormente, toma a decisão de compra em poucos segundos.

Também é importante destacar que quanto mais dados você tiver sobre seus potenciais clientes, mais a campanha vai gerar resultados positivos. Por isso, invista em pesquisas de mercado de qualidade.

Otimização de campanhas

Toda estratégia precisa ser otimizada periodicamente para garantir resultados positivos. Assim, analise cada etapa da sua tática e faça os ajustes necessários para que a experiência do usuário seja a melhor possível. Você também pode testar novas ideias e desenvolver ainda mais a campanha.

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