Como criar uma plataforma de marketplace?

plataforma de marketplace

Se você está pensando em criar um negócio on-line, o que acha de desenvolver uma plataforma de marketplace? Com a popularidade das compras on-line e a necessidade dos consumidores de encontrar tudo em um só lugar, os marketplaces estão em alta. 

Prova disso são os resultados apresentados pela 42ª edição do Webshoppers. Segundo a instituição, em 2020, os marketplaces foram responsáveis por 78% do faturamento do e-commerce brasileiro. Ainda, nos seis primeiros meses de 2021, o valor alcançado foi de 30 milhões.

É hora de aprender como criar a sua própria plataforma! Para isso, a seguir, explicamos como funciona uma plataforma de marketplace, além de um passo a passo para você ter a sua. Vamos lá?

Como funciona um marketplace?

Um marketplace é uma plataforma que permite que vários vendedores vendam seus produtos ou serviços em um só lugar. Em contrapartida, esse ambiente virtual possibilita que os compradores possam acessar uma variedade de opções em um ambiente unificado. 

Contudo, e quanto aos benefícios ao proprietário de uma plataforma de marketplace? Como criador, você pode ganhar dinheiro cobrando uma taxa de comissão de cada venda realizada pelos vendedores. 

Para entender melhor, vamos conhecer alguns exemplos de marketplace. Entre as empresas mais famosas, podemos citar Ifood, Mercado Livre, Uber, Amazon e outras mais!

 

Passo a passo para criar um marketplace

Crie o seu próprio marketplace! A princípio, esse processo pode parecer complexo, mas existem plataformas e empresas como a Stoom que podem te ajudar a tornar a atividade mais fácil. Veja o passo a passo abaixo.

 

  1. Escolha uma plataforma de marketplace: existem várias plataformas disponíveis, como Sharetribe, Arcadier e Yo!Kart. Escolha uma que atenda às suas necessidades e ao seu orçamento;
  2. Determine seu modelo de negócio: decida se você vai cobrar uma taxa de comissão ou de assinatura dos vendedores. Considere também como você vai atrair compradores e vendedores para o seu marketplace;
  3. Personalize sua plataforma: adicione recursos e funcionalidades que tornem a experiência do usuário agradável. Isso pode incluir recursos de pesquisa avançada, opções de pagamento seguras e ferramentas de marketing para atrair vendedores e compradores;
  4. Atraia vendedores e compradores: promova o seu marketplace em canais de mídia social e use técnicas de marketing para atrair vendedores e compradores para a sua plataforma.

Como tornar a minha plataforma um sucesso?

Hoje, o número de plataformas de marketplace é imenso e ainda engloba grandes empresas do mundo comercial. Por isso, entender como se destacar é importante para dar um primeiro passo certeiro. Abaixo, separamos algumas dicas para te ajudar. Dê uma olhada!

 

  1. Conheça o seu público: entenda o perfil do seu público-alvo e personalize sua plataforma de acordo com suas necessidades;
  2. Ofereça um excelente atendimento ao cliente: responda prontamente às perguntas dos clientes e ofereça suporte em caso de problemas;
  3. Estabeleça políticas claras: crie políticas claras para pagamentos, devoluções e problemas com produtos ou serviços;
  4. Promova o seu marketplace: utilize as mídias sociais e outras ferramentas de marketing para aumentar a visibilidade do seu marketplace e atrair mais compradores e vendedores;
  1. Monitore e analise: monitore o desempenho do seu marketplace e analise dados para identificar oportunidades de melhoria.

 

Agora, se quiser tornar a sua companhia mais atrativa, o que acha de contar com uma empresa para te ajudar a personalizar a sua plataforma? Na Stoom, você conta com uma Squad Dedicada — equipe de especialistas dedicada a sua empresa — para tornar as suas ideias em realidade.

Quais as vantagens de ter uma plataforma de marketplace?

Não podemos esquecer das vantagens de ter um marketplace. Afinal, esse é um tipo de negócio que pode ser vantajoso tanto para os consumidores quanto para os vendedores, proporcionando mais variedade, visibilidade, praticidade e competitividade. Veja mais detalhes a seguir.

Variedade de produtos

No marketplace, há uma grande variedade de produtos disponíveis, oferecidos por diferentes vendedores. Isso amplia as opções de escolha dos consumidores e facilita a busca por produtos específicos.

Competitividade

Uma plataforma de marketplace conta com vários negócios em um mesmo. Isso gera concorrência e competição saudável de preços entre os vendedores do marketplace, o que pode resultar em preços mais baixos para os consumidores.

Praticidade

Em um marketplace, os consumidores podem comprar diversos artigos de diferentes vendedores em uma única transação, tornando o processo de compra mais prático e rápido.

Visibilidade

Os vendedores que estão no marketplace têm acesso a uma grande quantidade de potenciais clientes, o que aumenta sua visibilidade no mercado e, consequentemente, suas chances de venda.

Conte com a Stoom para criar a sua plataforma!

Pronto para ter o seu marketplace? Para uma plataforma personalizada e com recursos únicos no mercado para fidelizar os seus consumidores, você pode contar com a Stoom!

Se quiser ter um gostinho dos nossos trabalhos, acesse os nossos cases. Lá, você encontra os nossos clientes e como nossos especialistas ajudaram a tornar as empresas em grandes sucessos. Venha conferir!

Gostou? Compartilhe

Baixe gratuitamente nosso e-book sobre logística no e-commerce e saiba mais sobre o assunto

CONTEÚDOS RELACIONADOS

MAIS CONTEÚDOS