Você está familiarizado com o processo em que o e-commerce age em conjunto com negócios parceiros? Enquanto a loja fica encarregada de vender os produtos, a responsabilidade de entrega e gerenciamento de estoque fica com outra empresa. Mas você sabia que essa prática se chama dropshipping?
Como um termo originado da junção de duas palavras em inglês, drop e ship — traduzidas em português para “largar” e “remessa”, respectivamente —, esse é um modelo de negócio muito utilizado entre as vendas on-line.
Em termos simples, o dropshipping é responsável por fazer a venda e encaminhar o pedido ao fornecedor, que irá cuidar da entrega e da disponibilidade do produto. Ou seja, o papel do e-commerce nesse caso é ser o primeiro contato do consumidor com o produto.
Apesar de ser um conceito que tem ganhado popularidade na última década, o significado dessa prática não é novo, sendo usado por vários canais de TV para vender seus produtos. Se estiver interessado em entender mais sobre o que é dropshipping, continue lendo o artigo a seguir.
Mesmo entendendo o que significa esse termo em inglês, compreender como funciona o dropshipping pode ser confuso, apesar de ser um processo simples na prática. Confira a seguir as cinco etapas:
Esses passos que listamos acima são essenciais para conhecer o funcionamento desse processo, mas para entender como fazer dropshipping, nós separamos três dicas para o gestor de e-commerce. Confira.
O primeiro passo para começar um dropshipping bem-sucedido é se atentar à escolha dos fornecedores. É importante levar em conta não somente o preço cobrado pelos produtos, mas também a qualidade da entrega e se há monitoramento do estoque e do envio, que ajudam no controle.
Assim que tiver escolhido o fornecedor, você deve negociar a quantidade de produtos que serão colocados no catálogo do e-commerce. Como é um processo on time, tanto a loja virtual quanto o fornecedor devem interagir constantemente para que não haja desentendimentos e a experiência do usuário seja comprometida.
A entrega e o empacotamento do produto são responsabilidades do fornecedor, assim como gerar o código de rastreio pelo qual o e-commerce poderá acompanhar o trajeto.
É válido lembrar, porém, que em caso de troca ou devolução o e-commerce precisa se envolver, já que a empresa fornecedora teoricamente não existe. É claro que o fornecedor irá fazer a troca e o envio novamente, mas quem faz o contato é a loja virtual.
Se você está em dúvida se o dropshipping é legal e traz os benefícios certos para o seu e-commerce, confira a seguir três vantagens que esse modelo de negócio pode gerar.
Um dos maiores benefícios das lojas de dropshipping são os baixos custos. Além de você não ter que lidar com os gastos de locação de uma sede ou estoque, uma empresa e-commerce também tem a flexibilidade logística de enviar os produtos e serviços oferecidos para vários lugares do Brasil sem dispensar um capital extra.
Outro destaque do dropshipping nacional é a gama de opções de produto que o e-commerce acaba oferecendo, melhorando o UX (User Experience), ou seja, a experiência do usuário. Essa característica é um fator essencial que pode levar à fidelização dos clientes.
Quem já é empreendedor há algum tempo sabe que se um negócio dobra de tamanho, consequentemente o investimento na estrutura, estoque e outros setores aumenta. No entanto, ao contrário de uma empresa tradicional, o dropshipping não funciona assim.
Isso acontece porque, mesmo com um crescimento acentuado, o e-commerce pode repassar os gastos com estoque e logística para os fornecedores atuais ou novos, fazendo com que eles cumpram com o contrato. Com uma escalabilidade crescente, a companhia consegue crescer sem gerar custos extras.
Como você pôde perceber, o dropshipping é uma modalidade de negócio do e-commerce interessante para o empreendedor. Para ficar atento às novidades do setor de vendas on-line, conte com a Stoom.
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