Categories: Marketing

Régua de comunicação no e-commerce: qual o objetivo?

Como um instrumento que permite a análise do comportamento dos usuários, a régua de comunicação no e-commerce é essencial para descobrir o melhor momento de contatar o consumidor. Isso diminui as chances de “rejeição” e melhora o atendimento.

Também chamada de régua de relacionamento, essa estratégia consiste na criação de campanhas de e-mail marketing em momentos específicos do funil de vendas. Isso torna a comunicação com o usuário mais eficaz, além de reforçar uma imagem positiva da marca.

Ao descobrir o que é régua de comunicação, fica mais simples criar estratégias alinhadas às expectativas do consumidor. Continue lendo o artigo abaixo e entenda mais detalhadamente a importância dessa ferramenta e quando é o melhor momento para utilizá-la. Veja.

 

Por que investir na régua de comunicação no e-commerce?

A principal função da régua de comunicação no e-commerce é desenvolver um relacionamento próximo e duradouro com os usuários, tendo como objetivo a fidelização e o consequente aumento do número de conversão. 

É possível ainda aproveitar outros benefícios, como o aumento da satisfação com o CX (Customer Experience). A seguir, listamos alguns dos motivos que levam empresários e gestores de e-commerces a investir na régua de comunicação, veja abaixo.

 

Auxílio no engajamento do público com a marca

Os envios de e-mails ao público é um meio de manter o engajamento com a marca. Isso porque, além de ter um contato constante, esse é um modo de impedir o usuário de se esquecer do seu negócio.

Inclusive, a régua de comunicação no e-commerce é uma ferramenta que possibilita a ampliação da eficiência das estratégias, afinal permite compartilhar conteúdos e informações de maneira mais efetiva.

 

Conquista de usuários inativos

A régua de comunicação também é eficiente na conquista de usuários inativos. Ou seja, caso um cliente não volte a comprar com o seu negócio, é possível chamá-lo para uma nova interação. Esse tipo de contato ajuda a aumentar o número de conversões.

 

Facilidade no processo de fidelização

Outro benefício de implementar a régua de comunicação no e-commerce é a eficiência no processo de fidelização dos clientes. Isso porque esse relacionamento é conquistado pelo contato que se torna constante com a utilização de uma estratégia de e-mail marketing.

Além disso, como a régua de comunicação ajuda a delimitar as etapas da jornada do consumidor, são maiores as chances de realizar o contato no momento mais propício para a conversão.

 

Agilidade na solução de problemas

Encontrar soluções para eventuais problemas também se torna um processo ágil. Afinal, quando existe um contato direto com o cliente, ele pode utilizar esse canal de comunicação para notificar algum incômodo e até mesmo insatisfação com o produto, solicitando estorno ou troca da mercadoria, por exemplo.

 

Quando utilizar a régua de comunicação?

Utilizada como um meio de aprimorar a comunicação, a régua de relacionamento serve para diversas situações, desde o incentivo de contato com a marca e a construção da jornada do cliente até a recuperação do carrinho abandonado. Nos tópicos abaixo, explicamos com mais detalhes, veja.

 

Construção das etapas da jornada de compra

A delimitação da jornada do cliente é parte essencial de uma estratégia de e-commerce, e a régua de comunicação integra esse planejamento. Isso porque entender quando enviar os e-mails é importante para não realizar o contato em um momento inoportuno.

Assim, podemos concluir que a régua de comunicação no e-commerce abrange todo o processo de venda e pós-venda. Afinal, ela aborda vários estágios, como contato inicial, abandono de carrinho, datas comemorativas, validação de compra, confirmação de entrega e feedback da experiência.

 

Incentivar o contato com a marca

Outra utilidade interessante da régua de comunicação é o incentivo do contato dos usuários com a marca. O uso de cupons e até mesmo “cartões” de fidelidade são estratégias que podem ser aplicadas em campanhas de e-mail marketing, atraindo a atenção dos consumidores.

 

Lembrar do carrinho abandonado

O carrinho abandonado é um problema que tende a atrair a atenção dos empresários, afinal é uma conversão que não foi finalizada. Sendo uma solução, a régua de comunicação age como uma ferramenta que busca atrair a atenção dos usuários, lembrando-os da compra inacabada.

 

Alie a sua régua de comunicação às estratégias de vendas

A régua de comunicação é eficiente no relacionamento com o cliente, porém, quando alinhada a outras estratégias, como as de venda, é possível ter resultados mais eficientes. Acesse o nosso blog e leia o nosso conteúdo sobre estratégias de vendas de 2021.

Stoom

Recent Posts

Saiba como cadastrar produtos no sistema para alavancar suas vendas no ecommerce

Existem várias etapas no desenvolvimento de uma loja virtual para que toda operação funcione de…

3 dias ago

Algoritmo de recomendação: como usar no e-commerce para personalizar a experiência do cliente

Na ajuda para customização da experiência do cliente e na melhoria da usabilidade de sites…

3 semanas ago

Busca inteligente: o que é e como usar de forma eficiente no seu ecommerce

São infinitas as ferramentas oferecidas pela tecnologia para tornar uma loja virtual mais atrativa para…

4 semanas ago

O que é IA adaptativa e como usá-la de maneira eficiente no seu e-commerce

O uso da inteligência artificial já é uma realidade nos negócios digitais, seja para otimizar…

2 meses ago

Conheça o click to pay, a nova modalidade de pagamento online

A tecnologia tem contribuído para processos de compra cada vez mais práticos, garantindo o conforto…

2 meses ago

Entenda o que é retail media e qual a sua importância no e-commerce

No mundo do consumo, decidir comprar ou não um produto muitas vezes é uma escolha…

3 meses ago