Um dos pontos fortes de um e-commerce certamente deve ser o serviço de entrega, afinal as compras feitas online precisam chegar dentro do prazo e sem qualquer avaria. Isso porque essa é a etapa final do processo de compra e é de extrema importância para a experiência do cliente.
Por isso, é essencial estar sempre atento a erros que podem acontecer na entrega ou a oportunidades de aprimoramento de todo o processo. Sendo assim, separamos a seguir algumas dicas que podem ajudar seu e-commerce a melhorar ainda mais o envio de encomendas e garantir a satisfação dos clientes. Confira!
Todas as áreas de uma empresa necessitam de um bom gerenciamento para não só funcionarem em conjunto, mas também trabalharem para que o cliente seja bem atendido. O serviço de entrega é uma etapa fundamental do processo de venda de produtos, por isso precisa ter uma gestão eficiente.
Mais que realizar entregas rápidas, é preciso que o e-commerce entregue os produtos certos para os clientes sem nenhum tipo de avaria. Também é essencial haver um planejamento que envolva o tipo de transporte a ser utilizado conforme o produto, além da roteirização das entregas.
Apenas com esse planejamento é possível garantir que os recursos destinados à entrega dos produtos estão sendo bem utilizados para cumprir o prazo, sem desperdício de combustível e de tempo durante as viagens. Por isso, é tão importante avaliar os seus serviços de entrega.
Após entender mais sobre a importância do serviço de entrega e como ele pode afetar a fidelização de clientes, é possível verificar a necessidade ou a oportunidade de melhorias. Veja a seguir algumas dicas para se certificar de oferecer a melhor experiência possível para seus clientes!
Atualmente, os e-commerces podem escolher entre algumas alternativas de entrega disponíveis no mercado, como correios, transportadoras, serviço de motoboy, por exemplo. Assim, é preciso entender qual desses meios faz mais sentido para seu tipo de negócio.
As transportadoras, por exemplo, são ideais para os e-commerces que precisam enviar produtos maiores e mais pesados, já que não possuem restrição de peso. Outra vantagem é que essas empresas não passam por período de greve, o que pode atrasar o processo de entrega.
Já os correios podem ser uma boa alternativa para e-commerces de menor porte. A empresa possui a credibilidade dos clientes, então é um meio de transporte confiável. Outros meios, como os serviços de motoboy, podem ser usados por quem comercializa produtos menores que precisam chegar mais rápido aos clientes.
Outro fator a ser considerado é o tipo de produto comercializado pelo e-commerce: se os itens são frágeis ou precisam ser mantidos em determinadas condições durante o transporte. Esse ponto é essencial para garantir que os produtos cheguem na melhor qualidade para os clientes.
Isso porque, caso os produtos cheguem com algum tipo de dano para o consumidor, você vai ter gastos com a coleta e a troca do item, além de gerar um transtorno para o cliente, prejudicando a experiência de compra dele.
Portanto, é preciso que haja um investimento tanto na embalagem dos produtos quanto no tipo de transporte utilizado no serviço de entrega e as condições desse deslocamento.
Uma boa gestão de entregas precisa contar com a ajuda da tecnologia para automatizar processos e centralizar dados. Desde quando um pedido é feito no e-commerce, passando pela separação, chegando até o serviço de entrega, é preciso um monitoramento de todas essas etapas.
Contar com uma plataforma de e-commerce integrada a um sistema de gestão permite controlar melhor os pedidos, o estoque e a entrega dos produtos. Todas essas informações ficam armazenadas em um único lugar, podendo ser acessadas por funcionários de todos os setores.
Aliás, é possível saber exatamente a localização dos pedidos em tempo real e manter o cliente informado sobre onde está a compra dele. Dessa forma, além de gerenciar melhor as entregas, você estabelece uma relação de confiança com o consumidor e aumenta as chances de fidelização.
Agora que você já sabe mais sobre a importância do serviço de entrega e como aprimorá-lo, confira também como calcular o frete das suas entregas e oferecer um atendimento de qualidade para seus clientes!
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