Como criar uma loja virtual: veja os principais pontos de atenção

como criar uma loja virtual

Se você quer saber como criar uma loja virtual, veio ao lugar certo. Existem muitos pontos a serem pensados, desde a estruturação do e-commerce até a entrega do produto na casa do cliente.

O sucesso de uma loja virtual passa por uma série de etapas e cuidados distintos em cada uma delas. No artigo abaixo, você verá um pouco sobre como atuar em cada ponto que será abordado. Acompanhe!

 

O que você precisa para criar uma loja virtual

Mesmo quem já tem um e-commerce ou deseja saber como criar uma loja virtual do zero, precisa ter atenção no processo de criação. Pontos como plataforma que irá hospedar o site, segurança, suporte e marketing envolvido fazem a diferença para que tudo seja bem-sucedido. Veja como avançar em cada etapa.

 

Plataforma de e-commerce

A plataforma é o sistema que forma a base da sua loja virtual. Com ela, é possível administrar e visualizar a interface do seu e-commerce, além de definir como será a estrutura por trás dele.

Para que não haja problemas na execução de cada ponto de atenção, é necessário conhecer as possibilidades que uma plataforma oferece para a loja, já que ela é a responsável pela hospedagem dos produtos e suas configurações.

Ela também faz a conexão entre outros pontos que serão abordados no texto, como sistemas de segurança, logística, suporte ao cliente e possibilidades que o marketing terá de explorar, a exemplo de promoções, datas, eventos e outras oportunidades de venda ou prospecções ao longo do ano.

 

Sistemas de segurança

Como criar uma loja virtual segura e confiável? Investir em um sistema de segurança eficiente faz com que os clientes do seu e-commerce vejam a empresa com maior credibilidade perante o mercado. Afinal de contas, eles vão dispor de várias informações pessoais para adquirir qualquer produto na internet.

Um dos sistemas mais importantes para um e-commerce é o certificado SSL (Secure Socket Layer). Ele protege os dados inseridos em formulários, impedindo, por meio de criptografia, roubos de informações em ataques virtuais. Você pode identificar a proteção de maneira rápida, conferindo se há um cadeado verde na barra de navegação do site.

Além do SSL, é importante ter um scan de aplicação e IP, que tem como objetivo rastrear e encontrar pontos vulneráveis no seu site, apontando as falhas para que elas possam ser corrigidas da melhor maneira possível. 

Outra preocupação que deve ser comum para quem faz negócios on-line é ter um sistema antifraude, que impeça golpes virtuais. Caso o seu e-commerce tenha um intermediador de pagamentos, saiba que ele cuida desta etapa, mas se sua loja utilizar um gateway ou integração direta, você vai precisar se preocupar com isso.

 

Suporte ao cliente

Do pré ao pós-venda, o suporte ao cliente é um fator primordial na hora de estruturar um passo a passo de como criar uma loja virtual. Existem ferramentas que facilitam essa etapa, possibilitando responder diversos usuários de maneira rápida e clara.

O suporte deve ser completo, com atendimento por e-mail, redes sociais, telefone, site e até FAQ, com respostas prévias para as perguntas mais recorrentes, identificadas ao passar do tempo na sua operação.

 

Marketing

Um e-commerce pode ser lindo, mas, sem usuários, ele perde o sentido. O marketing para loja virtual faz com que as pessoas encontrem o seu site, e são muitas as estratégias de captação de clientes, feitas no mundo virtual.

Dentre as principais, destacam-se uso de redes sociais, criação de conteúdo próprio para anúncios, com o Google Adwords, ou orgânico, com SEO, e e-mail marketing, para a base de clientes que já se cadastraram para receber suas novidades.

 

ERP

Para unir cada etapa do seu negócio, é necessário ter um sistema de gestão integrada, capaz de processar informações como verificações de pagamento, recebimento, separação e acompanhamento de cada pedido. Tudo isso com segurança, agilidade e versatilidade, para que o seu negócio não pare em nenhum momento.

O ERP precisa ter integração com a plataforma, assim, sua gestão fica ainda mais completa, com soluções mais rápidas no seu cotidiano. Dessa forma, você consegue ter processos automatizados e big data das suas operações.

 

Recebimento dos pagamentos

No mundo virtual, também é necessário ter uma atenção especial na forma que sua empresa vai receber os pagamentos dos usuários. Atualmente, existem três maneiras de atuar nesse processo.

  • Gateways de pagamento: soluções avançadas e com conexões estáveis, que cobram taxa por transação. São mais baratas, mas exigem a contratação de sistemas antifraude, como falado acima, e negociação direta com as adquirentes por taxas e adiantamento de recebíveis;
  • Integração direta: opção para e-commerces mais sólidos, com equipes dedicadas à segurança. Oferece contato direto com adquirente e controle da experiência do usuário,
  • Intermediadores de pagamento: ideais para quem está começando, eles são mais simples e contam com taxas fixa e por transação. Eles fazem a antecipação de recebíveis e assumem o risco de fraudes.

 

Logística e entrega do produto

O produto precisa chegar no tempo e em condições perfeitas para o seu cliente, e isso também deve ser pensado. Além disso, é necessário ter uma estrutura de gestão de estoque, que pode ser feita com dropshipping, em que outra empresa cuida do envio da mercadoria.

Outra opção é o cross docking, em que não é necessário armazenar os produtos em um centro de distribuição. No processo, é mantido apenas uma quantidade pré-determinada em um estoque, o que diminui os custos e as dificuldades de uma logística de loja virtual.

 

A sua loja virtual do seu jeito

Ao saber mais sobre como montar uma loja virtual, você entende a importância de uma plataforma que conhece o seu e-commerce. Assim, seus problemas são resolvidos de forma rápida e intuitiva. É isso que a Stoom oferece para a sua empresa. 

Aqui, você tem o suporte de uma plataforma single-tenant, em que cada cliente tem sua base de dados de forma isolada e exclusiva. Por isso, sua performance não sofre interferências por processos de outros clientes, além de contar com um atendimento direto e presente. Fale com um dos nossos especialistas!

 

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