UX

Qual é a importância da paleta de cores para sites?

As cores são capazes de transmitir emoções e também de influenciar nas decisões de compra das pessoas. Por esse motivo, você precisa entender a importância da paleta de cores para sites, pois ela é um dos principais fatores para você criar a sua marca memorável.

Algumas marcas usam tão bem as combinações da paleta de cores que quando vemos algumas delas, logo nos lembramos de determinada empresa. Por exemplo: quando a maioria das pessoas vê o amarelo e o vermelho, imediatamente se lembra do McDonald’s. Sendo assim, se você quer que o seu negócio fique na mente dos seus clientes, precisa trabalhar a identidade visual do seu site.

Qual é a importância da paleta de cores?

As cores não servem apenas para deixar um site mais bonito, elas também fazem com que os seus clientes associem a sua marca a alguma sensação. Portanto, antes de definir qual tipo de paleta de cores vai usar, você precisa saber qual emoção quer gerar nos seus consumidores.

Além disso, as cores conseguem aumentar as suas vendas. Cerca de 85% dos consumidores afirmam que a cor é um dos fatores principais que os levam a comprar um determinado produto. Já 93% das pessoas relatam que a aparência da loja ou de um site é um dos elementos mais considerados na hora de fazer compras.

Quais são os significados das cores?

Cada cor tem um significado, transmitindo emoções e ideias diferentes. Desse modo, é muito importante que você conheça o significado das cores antes de escolher uma das paletas de cores para o seu site.

Enquanto umas transmitem emoções intensas, outras disseminam sensações de alegria e tranquilidade. Também há aquelas que remetem ao luxo e à realeza. Então, antes de escolher quais cores vão representar a sua marca, você precisa definir quais sensações quer passar para os seus clientes.

Confira a seguir os significados de algumas das cores mais presentes nas paletas de cores para sites. Dessa forma, você poderá definir quais são as mais apropriadas para representar a sua marca e vão ajudá-lo a conquistar mais leads.

Vermelho

O vermelho é a cor que transmite sensações de poder, energia, perigo, calor, desejo, paixão e fome. Algumas das empresas que a utilizam são: iFood, Coca-Cola e CNN.

Roxo

A cor roxa está relacionada à nobreza e à realeza. Por isso, pode ser uma boa opção para marcas luxuosas ou que querem transmitir essa percepção para os seus clientes. 

Contudo, ela também pode transmitir sabedoria, conhecimento, espiritualidade e até mesmo erotismo. Portanto, a sensação passada vai depender do contexto no qual é empregada. Uma empresa que utiliza a cor roxa é o Nubank.

Azul

O azul é uma cor popularmente conhecida por transmitir as sensações de paz e tranquilidade. Porém, também está ligada à confiança, segurança e ordem. Além disso, o azul está relacionado à tecnologia, tanto que é a cor usada nos logotipos do Facebook, da Intel e do Twitter. 

Verde

O verde é muito relacionado à natureza, por isso está presente no logotipo de grandes empresas preocupadas com o meio ambiente, como o Greenpeace. No entanto, também pode transmitir juventude, vigor, calma e cura. Unimed e Spotify são algumas das empresas que usam essa cor.

Preto

O preto remete à sofisticação e elegância, ao poder e mistério. Contudo, essa mesma cor pode transmitir sensações de medo, luto e infelicidade. Por isso, é preciso saber como usá-la para conseguir repassar o sentimento certo para os seus clientes. A Chanel é uma marca famosa que usa essa cor.

Como criar uma paleta de cores?

Além de conhecer quais sensações cada cor transmite, é importante saber como criar uma paleta de cores, que nada mais é do que um conjunto de cores que combinam entre si e podem criar composições harmoniosas. 

Se você está em dúvida entre qual das paletas de cores para sites deve escolher para gerar os sentimentos certos nos seus clientes, saiba que há plataformas que funcionam como um gerador de paletas de cores. Confira a seguir algumas delas:  

Algumas dessas ferramentas apresentam opções de paletas de cores assim que se acessa o site, mas você pode criar a sua própria paleta selecionando uma cor principal. Além disso, algumas delas, como a Nuvemshop, permitem que o usuário faça o upload de uma foto para extrair a paleta de cores daquela imagem. 

Como usar uma paleta de cores no seu site?

Após escolher uma das paletas de cores para sites, você precisará definir qual será a cor principal da sua marca, e essa deverá ficar predominante no logotipo da sua empresa. Depois, você poderá usar as outras cores da sua paleta para compor o seu site e a sua loja virtual.

O que mais você precisa para ter um site memorável?

Além de escolher uma das paletas de cores para sites que esteja de acordo com as sensações que quer transmitir para o seu cliente, você precisa investir no seu e-commerce para deixá-lo mais atrativo e competitivo e, assim, aumentar suas vendas.

Por isso, precisa trabalhar com plataformas como a Custom, que permitem a personalização do seu e-commerce conforme os gostos e as necessidades dos seus clientes.

Dessa forma, você vai conseguir atrair e converter um maior número de leads, aumentar as suas vendas e fidelizar mais clientes. Isso porque demonstrará que se preocupa com a experiência do seu cliente e que possui um e-commerce exclusivo e personalizado pronto para atendê-lo.

Stoom

Recent Posts

Algoritmo de recomendação: como usar no e-commerce para personalizar a experiência do cliente

Na ajuda para customização da experiência do cliente e na melhoria da usabilidade de sites…

1 semana ago

Busca inteligente: o que é e como usar de forma eficiente no seu ecommerce

São infinitas as ferramentas oferecidas pela tecnologia para tornar uma loja virtual mais atrativa para…

2 semanas ago

O que é IA adaptativa e como usá-la de maneira eficiente no seu e-commerce

O uso da inteligência artificial já é uma realidade nos negócios digitais, seja para otimizar…

2 meses ago

Conheça o click to pay, a nova modalidade de pagamento online

A tecnologia tem contribuído para processos de compra cada vez mais práticos, garantindo o conforto…

2 meses ago

Entenda o que é retail media e qual a sua importância no e-commerce

No mundo do consumo, decidir comprar ou não um produto muitas vezes é uma escolha…

2 meses ago

Hiperpersonalização do ecommerce: entenda a nova tendência

Com a concorrência cada vez mais acirrada e recursos mais inovadores no mercado, a hiperpersonalização…

2 meses ago