Como descobrir a plataforma de e-commerce de um site?

como descobrir a plataforma de ecommerce de um site

Se você busca saber qual o segredo dos e-commerces de sucesso, um dos fatores é a tecnologia que ele utiliza. Daí surge a dúvida: “como descobrir a plataforma de e-commerce de um site?”.

Para responder a essa questão existem algumas maneiras para descobrir a tecnologia por trás de um site. Dessa forma, você descobre qual empresa de tecnologia hospeda o site e em qual servidor. Veja a seguir algumas delas e coloque em prática!

Utilize a página WhoIsHostingThis?

Um dos métodos mais simples para saber como descobrir a plataforma de e-commerce de um site é utilizando a página WhoIsHostingThis. Para isso, basta digitar a URL do site no campo correspondente e clicar em “search”.

Depois que a página carregar, o nome do servidor que hospeda o site irá aparecer. A partir daí você poderá pesquisar mais sobre a empresa e descobrir, por exemplo, em que localidade ela está situada. Muitos servidores ficam em outros países, como os Estados Unidos.

Entretanto, atualmente, a localização física do servidor não é mais tão importante quanto costumava ser. Isso porque esse fator não afeta mais o tempo de resposta do site devido ao CDN (Content Delivery Network ou Rede de Distribuição de Conteúdo).

Desse modo, é possível ter um site hospedado por uma empresa de outro país sem que a página tenha problemas de carregamento ou lentidão.

 

Outras formas de descobrir a tecnologia de um site

Existem outros meios de como descobrir a plataforma de e-commerce de um site que podem ser utilizados. Alguns apenas mostram informações mais básicas, enquanto outros dão mais detalhes, como a linguagem utilizada para construir a página.

 

URL

Um exemplo disso é observando a URL da página. Em alguns casos, ela pode indicar a linguagem que foi utilizada para a construção do site.

 

Análise do código

Também é possível analisar o código do site e encontrar o nome da plataforma de e-commerce que está sendo utilizada. Basta entrar na página e digitar “Ctrl + U”, abrindo o código, e depois, se você desejar pesquisar um nome específico, basta digitar “Ctrl + F” e digitar o termo que deseja encontrar.

 

Cabeçalho de resposta HTTP

Outra maneira que ajuda a identificar mais informações sobre um site é analisar o cabeçalho de resposta HTTP por meio da opção “Ferramentas do Desenvolvedor”. Essa opção pode ser acessada ao digitar “Ctrl + Shift + I” (no Chrome) ou utilizando o Firebug, ferramenta do Firefox.

 

A importância de escolher uma boa plataforma e-commerce

Muitas empresas visam expandir seus canais de vendas por meio da criação de um e-commerce e, para isso, necessitam de uma boa plataforma. Existem muitos tipos de plataformas no mercado, por isso, é essencial escolher a que melhor atende às necessidades do seu tipo de negócio e dos seus clientes.

Para isso, o ideal é estudar os diferenciais de cada plataforma e entender quais pontos são indispensáveis para que a sua loja virtual funcione e gere lucro. Veja a seguir algumas dessas características:

 

Estabilidade

Para que os clientes possam navegar dentro do e-commerce de forma rápida e eficiente, é preciso que a tecnologia por trás da loja virtual ofereça a estabilidade necessária para suportar uma determinada quantidade de pessoas logadas ao mesmo tempo.

 

Suporte

Outro fator que deve ser levado em conta no desenvolvimento de sites é se você terá o suporte necessário antes de subir a loja virtual e também depois. Afinal, o planejamento do e-commerce é tão importante quanto sua manutenção.

 

Segurança

Uma plataforma de e-commerce de qualidade prioriza a segurança dos seus clientes para que eles naveguem pela loja virtual e insiram seus dados pessoais sem que eles caiam nas mãos erradas. Inclusive, a Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD, exige que a empresa impeça esse tipo de problema.

 

Pagamento

Uma das questões que faz com que as lojas virtuais percam vendas é a dificuldade em concluir pagamentos. Sendo assim, é fundamental que a plataforma conte com opções variadas, seguras e rápidas de pagamento. Trabalhar com as diferentes bandeiras de cartão, além de oferecer o boleto como opção, pode dar vantagem competitiva para o seu negócio.

 

Como contratar uma plataforma e-commerce?

Como vimos, existem muitos fatores que envolvem criar uma loja virtual e escolher uma plataforma de e-commerce. É preciso todo cuidado para analisar esses pontos e encontrar uma opção que seja ideal para seu tipo de negócio. Afinal, a plataforma impacta diretamente as vendas e o sucesso da loja virtual.

Sendo assim, é essencial entender tudo sobre como contratar uma plataforma e-commerce e o que você precisa avaliar para fazer essa escolha. Leia nosso artigo sobre o assunto e entenda mais!

Gostou? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Baixe gratuitamente nosso e-book sobre logística no e-commerce e saiba mais sobre o assunto

CONTEÚDOS RELACIONADOS

MAIS CONTEÚDOS