A segmentação de mercado nada mais é do que a classificação em segmentos do público-alvo da empresa. Essa tática ajuda a identificar os diferentes perfis de clientes e, assim, desenvolver estratégias de marketing assertivas.
Os hábitos de consumo podem mudar tanto de geração para geração quanto em cada região do país e contexto social. Por isso, o estudo do público-alvo é tão importante para desenhar os perfis de clientes do seu negócio.
Para um e-commerce, a segmentação ajuda a identificar quais são os hábitos de consumo dos clientes, suas preferências e necessidades. Dessa forma, é possível que cada estratégia seja personalizada para cada perfil, ganhando mais chances de ser bem-sucedida.
O principal objetivo de segmentar é descobrir quem é seu público-alvo e focar suas ações nele. Isso porque ele será o responsável pelos lucros do negócio e tem mais chances de se tornar um cliente fidelizado.
Os tipos de segmentação de mercado buscam encontrar padrões nas pessoas que compram em seu e-commerce e identificar que tipo de produtos elas mais compram, além de como se comportam dentro do site.
Ao obter essas informações, é possível separar os consumidores em determinados grupos ou personas, que são os perfis detalhados de pessoas que consomem os produtos ou serviços da empresa. Ao definir as personas do negócio, é possível criar campanhas de marketing de segmento para cada um deles. Veja a seguir como fazer:
Para que seja possível segmentar o marketing por meio de análise do perfil dos consumidores, é preciso que haja dados a serem analisados. Por isso, a sua plataforma de e-commerce deve contar com recursos que permitam a captação autorizada de dados, como e-mail, nome, idade, produtos que a pessoa comprou, entre outros.
Após reunir esses dados, é possível estudá-los e obter informações como: qual a idade média das pessoas que compram seu produto mais vendido, como elas ficaram sabendo da sua loja, sua frequência de compra, entre outras informações úteis.
Depois de construir o perfil de cada cliente, você saberá quais canais de comunicação mais atraem essas pessoas, além da linguagem que mais utilizam e os itens que são mais interessantes para elas.
Com essas informações em mãos, você poderá criar campanhas personalizadas, seja de e-mail marketing, nas redes sociais ou outros tipos de anúncios que atinjam determinados perfis.
Apenas criar e lançar uma campanha não é suficiente para obter resultados na segmentação de mercado em marketing. Também é preciso estabelecer métricas conforme o objetivo de cada campanha e monitorá-las para estudar seus resultados.
Esse monitoramento permite que ajustes sejam feitos para aprimorar as campanhas e fazer com que sejam mais eficazes. Além disso, também é uma forma de conhecer mais o público e entender como interage com as ações.
Antes de fazer a segmentação de mercado do seu negócio, é fundamental que você entenda que seu público possui diversos perfis. Toda empresa tem mais de um tipo de público, pessoas que buscam coisas diferentes, possuem idades diferentes e contextos de vida variados.
Com isso em mente, você consegue estabelecer objetivos para suas campanhas, seja a captação de novos clientes, fidelização ou a divulgação do seu negócio para mais pessoas. Confira outras dicas de segmentação de marketing a seguir.
Se você ainda não segmentou o seu negócio, o ideal é começar aos poucos. Escolha primeiro um dos perfis de clientes e se dedique a estudá-lo para criar uma campanha personalizada para ele.
Estabeleça um objetivo e foque seus esforços em alcançá-lo antes de trabalhar os demais segmentos do seu público. Dessa forma, você obterá experiência suficiente para que as próximas ações sejam ainda mais eficazes.
Mesmo no marketplace, o melhor jeito de entender como suas ações podem ser bem-sucedidas é sempre estudar o mercado e ir ajustando as campanhas conforme necessário. Isso porque seu público também estará em constante mudança, então é preciso acompanhá-lo.
Analise também os movimentos da concorrência e as mudanças no comportamento de seus consumidores. A segmentação nunca acaba, está sempre se desenvolvendo e exige aprimoramento constante. E esse movimento é essencial para evitar a estagnação do seu negócio.
Um dos grandes erros quando se está fazendo esse processo é atuar conforme o que você acha ao invés de basear suas ações em fatos. É fundamental estar sempre levantando e analisando dados para obter conclusões realistas sobre o público da sua loja virtual.
Para isso, é possível realizar pesquisas de mercado, estudo de redes sociais e de ações da concorrência. Somente dessa forma é possível desenvolver campanhas eficazes, que de fato conversem com os diferentes perfis de clientes do seu negócio e ofereçam o que essas pessoas buscam.
Se você se interessou pelo nosso artigo sobre segmentação e deseja saber mais estratégias que ajudam seu negócio a aumentar a taxa de conversão, confira nosso outro post. Continue acompanhando o blog da Stoom para se manter sempre informado sobre assuntos como esse e sobre as novidades de tecnologia e e-commerce.
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