CRO: em quais estratégias investir para uma boa taxa de conversão?

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No ano de 2019, na Black Friday, houve um aumento de 23,6% no faturamento do e-commerce no Brasil, comparado ao mesmo período do ano anterior, que totalizava R$ 2,6 bilhões. Diante dessa ampliação, a competitividade está acirrada e, por isso, uma prática ganhou destaque: o CRO (Conversion Rate Optimization). 

As estratégias de Otimização da Taxa de Conversão (OTC) — tradução do termo em português — são práticas que têm como objetivo melhorar o engajamento e a performance de um site. Isso significa aumentar o número de pessoas que concluíram a ação que você projetou para elas.

O CRO tem ganhado um espaço de importância nas estratégias de marketing e vendas. Prova disso são os dados divulgados pela Criteo: em abril de 2020, o setor alimentício registrou o aumento de 233% de vendas on-line em comparação ao ano anterior. Veja a seguir mais detalhes sobre essa prática.

 

Por que devo utilizar o CRO em meu e-commerce?

Uma empresa que investe na prática de otimizar a taxa de conversão tende a ter resultados com maior agilidade e precisão, já que as estratégias serão mais bem definidas e alinhadas.

Com esse tipo de estratégia de marketing, você ainda consegue impactar positivamente diversas métricas do e-commerce, como o ROI (Return on Investment), o Customer Lifetime Value (previsão de lucro de todo o relacionamento com um cliente) e a margem de lucro. Confira outros benefícios a seguir.

 

Eleva a autoridade da marca

Chegar ao auge de reconhecimento no mercado é o objetivo de todo gestor de empresa, mas esse não é um processo rápido nem simples. Mas você sabia que é possível ser autoridade de marca com o CRO?

Ao elaborar hipóteses de como é possível melhorar a experiência do usuário, pondo-as em prática e analisando os resultados — etapas do Conversion Rate Optimization —, você consegue mostrar ao seu público domínio do assunto e, consequentemente, o reconhecimento da autoridade.

 

Aumenta o ticket médio da empresa

Um excelente indicador da eficiência das estratégias de vendas de um e-commerce, o ticket médio também é outra métrica impactada pelo CRO. Como o cliente provavelmente está acostumado a acessar o seu site, ele estará mais disposto a gastar.

Para aproveitar essa oportunidade, que tal em vez de agradecer pela compra ou contratação, você oferecer outros produtos que possam interessar? Essa é uma estratégia que tende a gerar bons resultados.

 

Reduz o número de oportunidades perdidas

Caso o seu e-commerce tenha uma alta taxa de oportunidades perdidas — ou seja, os visitantes que colocam os produtos no carrinho o abandonam —, entender o que significa CRO pode ajudar.

Isso porque, ao reformular o seu site, você consegue aprimorar a experiência do usuário e ainda pôr em prática uma estratégia que visa entender o que é conversão e a sua importância.

 

Estratégias do CRO para uma boa taxa de conversão

Entender o comportamento dos seus usuários dentro do seu e-commerce é uma informação importante, que te auxilia a compreender as suas preferências, mas, além disso, mostra onde e como pôr em prática o CRO. Para melhorar a performance do site, existem algumas ações que possuem efeitos positivos. Acompanhe abaixo.

 

Investir em um layout responsivo

Começar a oferecer uma versão mobile da sua plataforma é um exemplo das estratégias de CRO de marketing. Isso porque você estará investindo em uma plataforma que é preferência de 86% dos brasileiros conectados à internet, segundo uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.

Em outras palavras, o layout responsivo é aquele em que os elementos que compõem a sua plataforma desktop se adequam a tela do celular do cliente sem perder qualidade. Esse é um modo de otimizar o tempo dos programadores e ainda reduzir os custos de programação.

 

Realizar uma auditoria de conteúdo

Implementar uma auditoria de conteúdo (análise e relatórios sobre os artigos publicados) é uma boa estratégia para aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce.

Ao identificar os seus conteúdos com alta taxa de acesso e que foram bem aceitos pelos seus clientes, você conseguirá criar uma página mais alinhada aos interesses dos usuários e, consequentemente, a conversion rate irá aumentar.

 

Contar com softwares que garantam a segurança

Transmitir segurança na jornada do cliente é uma estratégia que costuma surtir vários resultados positivos, por isso, conte com softwares que garantam a privacidade dos dados na hora de finalizar e pagar pelos produtos. Um exemplo é investir em um sistema de gateway.

 

Contratar uma plataforma personalizável

Em uma estratégia para otimizar a taxa de conversão do seu e-commerce, o que ganha destaque é o aprimoramento da experiência do usuário, por isso é tão importante contar com uma empresa como a Stoom, que traz o mais alto nível de personalização.

 

Conheça outra estratégia que pode impactar as suas vendas

Para tornar ainda mais interessante e atraente a sua estratégia de marketing, que tal conhecer o remarketing? Acesse o blog da Stoom e confira diversos conteúdos para elevar a experiência do usuário.

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