CRO: em quais estratégias investir para uma boa taxa de conversão?

Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin

No ano de 2019, na Black Friday, houve um aumento de 23,6% no faturamento do e-commerce no Brasil, comparado ao mesmo período do ano anterior, que totalizava R$ 2,6 bilhões. Diante dessa ampliação, a competitividade está acirrada e, por isso, uma prática ganhou destaque: o CRO (Conversion Rate Optimization). 

As estratégias de Otimização da Taxa de Conversão (OTC) — tradução do termo em português — são práticas que têm como objetivo melhorar o engajamento e a performance de um site. Isso significa aumentar o número de pessoas que concluíram a ação que você projetou para elas.

O CRO tem ganhado um espaço de importância nas estratégias de marketing e vendas. Prova disso são os dados divulgados pela Criteo: em abril de 2020, o setor alimentício registrou o aumento de 233% de vendas on-line em comparação ao ano anterior. Veja a seguir mais detalhes sobre essa prática.

 

Por que devo utilizar o CRO em meu e-commerce?

Uma empresa que investe na prática de otimizar a taxa de conversão tende a ter resultados com maior agilidade e precisão, já que as estratégias serão mais bem definidas e alinhadas.

Com esse tipo de estratégia de marketing, você ainda consegue impactar positivamente diversas métricas do e-commerce, como o ROI (Return on Investment), o Customer Lifetime Value (previsão de lucro de todo o relacionamento com um cliente) e a margem de lucro. Confira outros benefícios a seguir.

 

Eleva a autoridade da marca

Chegar ao auge de reconhecimento no mercado é o objetivo de todo gestor de empresa, mas esse não é um processo rápido nem simples. Mas você sabia que é possível ser autoridade de marca com o CRO?

Ao elaborar hipóteses de como é possível melhorar a experiência do usuário, pondo-as em prática e analisando os resultados — etapas do Conversion Rate Optimization —, você consegue mostrar ao seu público domínio do assunto e, consequentemente, o reconhecimento da autoridade.

 

Aumenta o ticket médio da empresa

Um excelente indicador da eficiência das estratégias de vendas de um e-commerce, o ticket médio também é outra métrica impactada pelo CRO. Como o cliente provavelmente está acostumado a acessar o seu site, ele estará mais disposto a gastar.

Para aproveitar essa oportunidade, que tal em vez de agradecer pela compra ou contratação, você oferecer outros produtos que possam interessar? Essa é uma estratégia que tende a gerar bons resultados.

 

Reduz o número de oportunidades perdidas

Caso o seu e-commerce tenha uma alta taxa de oportunidades perdidas — ou seja, os visitantes que colocam os produtos no carrinho o abandonam —, entender o que significa CRO pode ajudar.

Isso porque, ao reformular o seu site, você consegue aprimorar a experiência do usuário e ainda pôr em prática uma estratégia que visa entender o que é conversão e a sua importância.

 

Estratégias do CRO para uma boa taxa de conversão

Entender o comportamento dos seus usuários dentro do seu e-commerce é uma informação importante, que te auxilia a compreender as suas preferências, mas, além disso, mostra onde e como pôr em prática o CRO. Para melhorar a performance do site, existem algumas ações que possuem efeitos positivos. Acompanhe abaixo.

 

Investir em um layout responsivo

Começar a oferecer uma versão mobile da sua plataforma é um exemplo das estratégias de CRO de marketing. Isso porque você estará investindo em uma plataforma que é preferência de 86% dos brasileiros conectados à internet, segundo uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.

Em outras palavras, o layout responsivo é aquele em que os elementos que compõem a sua plataforma desktop se adequam a tela do celular do cliente sem perder qualidade. Esse é um modo de otimizar o tempo dos programadores e ainda reduzir os custos de programação.

 

Realizar uma auditoria de conteúdo

Implementar uma auditoria de conteúdo (análise e relatórios sobre os artigos publicados) é uma boa estratégia para aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce.

Ao identificar os seus conteúdos com alta taxa de acesso e que foram bem aceitos pelos seus clientes, você conseguirá criar uma página mais alinhada aos interesses dos usuários e, consequentemente, a conversion rate irá aumentar.

 

Contar com softwares que garantam a segurança

Transmitir segurança na jornada do cliente é uma estratégia que costuma surtir vários resultados positivos, por isso, conte com softwares que garantam a privacidade dos dados na hora de finalizar e pagar pelos produtos. Um exemplo é investir em um sistema de gateway.

 

Contratar uma plataforma personalizável

Em uma estratégia para otimizar a taxa de conversão do seu e-commerce, o que ganha destaque é o aprimoramento da experiência do usuário, por isso é tão importante contar com uma empresa como a Stoom, que traz o mais alto nível de personalização.

 

Conheça outra estratégia que pode impactar as suas vendas

Para tornar ainda mais interessante e atraente a sua estratégia de marketing, que tal conhecer o remarketing? Acesse o blog da Stoom e confira diversos conteúdos para elevar a experiência do usuário.

Quero receber um
e-book sobre logística no e-commerce