Desconto progressivo: entenda como funciona essa prática

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Quem tem um negócio há algum tempo já deve ter percebido que uma empresa sempre deve elaborar estratégias criativas para chamar a atenção do usuário. Entre elas, podemos citar o desconto progressivo.

Essa é uma estratégia que estimula o consumidor a comprar mais, em contrapartida, a loja oferece diversos descontos nos preços. Ou seja, quanto mais o consumidor comprar, maiores serão as reduções de valores oferecidas a ele.

Com o aumento da competitividade, essa tática dinâmica tem ganhado importância em um plano de ação de curto a médio prazo, já que os consumidores têm se tornado mais exigentes, procurando por diferenciais no mercado.

Pensando no desenvolvimento e no crescimento do seu e-commerce, confira, abaixo, um conteúdo para entender mais sobre os conceitos que envolvem o desconto progressivo.

 

Como funciona o desconto progressivo?

Como você pôde perceber, essa é uma estratégia usada por diversos empreendimentos, seja on-line ou físico. Por isso, para incentivar o crescimento do volume de compras do seu negócio, é válido entender como funciona o desconto progressivo.

Existem diversas maneiras de você começar a implementar uma proposta de oferta, porém, a mais comum é oferecer um programa de desconto. Para compreender melhor, confira, a seguir, duas opções para começar a usar no seu negócio.

 

Na compra de um mesmo produto

Para entender como dar desconto, conheça um dos tipos de redução de preços que você pode começar a usar: tabela de desconto pelo volume de vendas de um mesmo produto.

Isso quer dizer que o e-commerce pode oferecer uma redução nos valores dos produtos, caso o cliente esteja interessado em comprar mais de uma unidade. Veja um exemplo:

  • 1 unidade sai por R$ 200,00;
  • 2 unidades saem por R$ 195,00 cada uma,
  • 3 unidades saem por R $190,00 cada uma, e assim por diante.

Vale lembrar que os valores precisam ser proporcionais ao número de produtos adquiridos, por isso, trace um plano antes de começar a oferecer descontos em sua plataforma.

 

Na compra de produtos distintos

Também podemos citar outro modo de implementar os descontos progressivos: quando há a compra de vários produtos da loja, independentemente de ser o mesmo modelo ou categoria.  Confira como isso pode ser feito:

  • Na compra de 3 produtos: desconto de 5%;
  • Na compra de 5 produtos: desconto de 10%,
  • Na compra de 7 ou mais produtos: desconto de 15%.

 

Quais são os benefícios dessa estratégia?

Além de ser um excelente meio de destacar o e-commerce entre várias opções disponíveis para o consumidor, o desconto progressivo gera muitos resultados positivos. Veja alguns deles abaixo.

 

Ampliação do ticket médio

Um dos benefícios mais comuns de começar a utilizar promoções em seus produtos é que o valor médio de vendas aumenta, ou seja, o ticket médio do e-commerce supera a sua métrica anterior.

Aumento e desconto são termos que “andam” juntos quando falamos de práticas de desenvolvimento comercial. Em outras palavras, quando você começa a aplicar estratégias, como os descontos nos produtos, o seu faturamento e o número de vendas, consequentemente, se ampliam.

 

Fidelização dos consumidores

Captar e fidelizar os clientes também são outras consequências de aplicar promoções que reduzam os preços dos produtos. Assim, ao mesmo tempo que você consegue aumentar as chances de compra (taxa de conversão), mantendo-os no site, para finalizar a jornada, é possível captar a atenção de outros usuários.

É importante destacar que não é obrigatório promover uma tabela de descontos para que o negócio comece a ter resultados positivos. Oferecendo condições especiais de compra, você torna a experiência do cliente mais rica e promove valor à marca do e-commerce.

 

Aumento da participação da empresa nos resultados de busca

Por fim, outro benefício de começar a calcular uma promoção é o aumento da visibilidade nos canais digitais. Assim, você conseguirá fortalecer a imagem da marca do negócio, além de investir em uma estratégia de divulgação, que atrairá clientes.

 

O que levar em conta antes de começar a implementar os descontos progressivos?

Antes de começar a dar descontos progressivos, lembre-se que nenhuma estratégia sem planejamento é eficaz. Por isso, analise o catálogo de produtos, as metas e o desempenho do e-commerce durante um determinado período, para identificar o melhor momento para começar a aplicar.

Também vale lembrar que o setor no qual a empresa atua deve ser levado em consideração. Isso porque, às vezes, vender um grande volume de produtos nem sempre dá os mesmos resultados de uma loja de atacado, por exemplo.

Um exemplo dessa situação é uma loja com produtos limitados e exclusivos. Nesse caso, não vale a pena investir nas promoções, seja por causa do perfil do público-alvo ou pelo estoque do e-commerce.

 

Conheça outras estratégias de vendas on-line com a Stoom

Além do desconto progressivo, existem outros tipos de táticas empresariais que você, como gestor de e-commerce, pode utilizar. Para ficar sabendo das novidades desse nicho e como implementar estratégias de escalabilidade, acesse o blog da Stoom e leia o conteúdo sobre vitrine on-line.

 

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