Desvantagens de uma plataforma e-commerce pronta

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Em 2020, o e-commerce brasileiro teve um crescimento de 47% somente no primeiro semestre, segundo a 42ª edição do Webshoppers. Essa é a maior alta em 20 anos, o que indica que, cada vez mais, as pessoas estão escolhendo essa opção para fazer suas compras. Mas como uma plataforma e-commerce pronta ajuda ou atrapalha a conquista de clientes?

Por mais comum que seja, vender online exige uma plataforma confiável e que atenda às necessidades do consumidor. A escolha da plataforma impacta diretamente no sucesso de um comércio digital. Entretanto, quando falamos em uma plataforma e-commerce pronta, podemos encontrar limitações importantes. 

Isso porque escolher um modelo pronto não permite que haja uma personalização de funções e aplicações conforme as peculiaridades de cada negócio. Por isso, esse modelo pode ser limitado, o que pode prejudicar a experiência do cliente e a própria empresa.

 

Por que a plataforma de e-commerce pronta não é ideal?

Os negócios que desejam expandir vendendo mais e oferecendo a melhor experiência de compra para seus clientes precisam de uma plataforma que dê o suporte necessário para alcançar esse objetivo.

Esse não é o caso das plataformas prontas, já que esse serviço fornece layouts que não foram especificamente planejados para favorecer seus produtos ou seu tipo de e-commerce. Veja a seguir os fatores que podem atrapalhar seu negócio ao utilizar uma plataforma e-commerce pronta:

 

Falta de funções específicas

Entender seu cliente, como ele navega pelo site, o que chama sua atenção e o que o faz finalizar as compras é essencial para vender e fazer com que o negócio cresça. Porém, a falta de personalização impede que seja possível oferecer funcionalidades específicas aos seus clientes.

 

Não oferece suporte integral

Outra desvantagem dessa opção é a falta de suporte integral caso ocorra qualquer problema, desde falhas na finalização dos pagamentos, alinhamento com o estoque de produtos, processamento de pedidos, entre outros. Além disso, não há uma comunicação direta para fazer uma ponte entre a empresa e a plataforma.

 

Design preestabelecido

A identidade visual de um e-commerce é essencial para a construção da marca e de sua comunidade. Porém, com as plataformas prontas, nem sempre é possível deixar o design do site de forma que represente a cultura e os ideais da empresa, assim como sua estética.

 

Vantagens de uma plataforma e-commerce personalizada

Para que seja possível se conectar com seu público e tornar o seu e-commerce um dos principais canais de venda da sua empresa, é preciso investir em uma plataforma que forneça recursos para atingir essas metas. Veja as vantagens de uma plataforma personalizada:

 

Análise de dados do cliente

Em uma plataforma de e-commerce personalizada é possível receber um feedback baseado em dados e estatísticas. Permite também gerar relatórios com filtros por lojas, produtos, CEP, entre outros. Esse recurso facilita entender o comportamento do seu consumidor em específico e fazer a estruturação de estratégias de vendas e de marketing para seu negócio.

Dessa forma, é possível saber qual o comportamento de consumo dos usuários, entender como eles navegam pelo site, quais itens são mais vendidos, entre outros dados. Assim, você consegue aprimorar funcionalidades, criar campanhas assertivas de vendas e desenvolver uma vitrine online atrativa.

 

Inteligência logística

Para um e-commerce, um dos setores mais importantes é a logística, já que envolve entregar os pedidos dos clientes de forma rápida e eficiente. Sendo assim, a integração entre a plataforma e as entregas deve funcionar de modo a evitar que os pedidos se percam e ocorram atrasos na entrega.

Isso é possível com a inteligência logística que uma plataforma personalizada tem a oferecer. Dessa forma, assim que os pedidos são feitos e o pagamento é autorizado, já são encaminhados para o estoque, que faz a separação e manda para o envio. Tudo acontece de forma organizada, para que nenhum pedido se perca, facilitando a implementação do dropshipping.

 

Equipe de desenvolvimento qualificada

Outra grande vantagem de contar com uma plataforma personalizada é ter a confiança de que ela será desenvolvida por uma equipe qualificada. Antes da elaboração, são avaliadas todas as demandas do seu negócio para que seja possível entender o que o site precisará ter em termos de funcionalidades e recursos.

Assim, a sua empresa terá todas as ferramentas para se destacar no mercado, contando com uma infraestrutura tecnológica personalizada e que oferece a seus clientes um atendimento de qualidade. Dessa forma, a empresa fica muito mais próxima da plataforma e tem uma comunicação direta.

 

Modelo Single-Tenant

Atualmente, a maior parte das plataformas prontas do mercado utilizam o modelo Multi-Tenant, no qual a loja fica alocada de forma compartilhada com muitas outras lojas do fornecedor de tecnologia. Esse compartilhamento do servidor pode prejudicar a performance da plataforma.

Já a utilização do modelo Single-Tenant, que é o caso das plataformas personalizadas, cada e-commerce é exclusivo e sua base de dados fica isolada. Dessa forma, o seu negócio não compartilha problemas com nenhum outro e sua performance não é afetada.

 

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