O Inbound Marketing é um método desenvolvido para atrair e conquistar o público, de modo que ele fique engajado com a sua marca, e consequentemente impactar os resultados de conversão de leads qualificados.
Então, o que é Inbound Marketing? De maneira geral, essa é uma estratégia que envolve um conjunto de técnicas focadas na criação e no compartilhamento de conteúdos on-line de qualidade para engajar um público.
Porém, esse não é um método que se resume a realizar ações em que o público é o principal alvo, mas sim esforços que visam atraí-lo ao seu e-commerce. Ou seja, ao entender as necessidades e o perfil dos consumidores, é possível traçar estratégias que os levem até o seu negócio.
Assim, alinhando os interesses do público aos conteúdos da empresa, o Inbound Marketing tem sido adotado por várias empresas. Para entender esse método e os motivos que o levaram à popularização, continue lendo este conteúdo.
O primeiro ponto que deve ficar claro é a relação entre Inbound e Outbound Marketing. Enquanto este último é uma forma mais intrusiva de se aproximar do público, o Inbound é uma estratégia mais natural, que busca a atração de forma orgânica.
Isso porque o Outbound Marketing envolve propagandas pagas, como spams e anúncios em veículos de comunicação. Ou seja, é um tipo de comunicação de uma mão única, no qual o público-alvo é passivo. Assim, ele vai de encontro com as definições do Inbound, no qual a decisão de acessar a plataforma é do usuário.
A estratégia de Inbound Marketing é usada para atrair leads qualificados, ou seja, o público-alvo específico da sua empresa, aumentando as chances de conversão e consequentemente o lucro do e-commerce. Porém, não é só isso que a torna interessante, então confira os tópicos abaixo e veja quais são os benefícios dele.
Ao investir em estratégias para um público específico, não é de estranhar que haja mais visibilidade da marca. Por isso, esse é um dos grandes diferenciais do método Inbound Marketing.
Criando conteúdos tanto de blog como de redes sociais, por exemplo, essa estratégia consegue aproveitar a amplitude do universo digital e ainda direcionar as publicações para as necessidades do seu público-alvo.
Como um método no qual as ações são direcionadas a um perfil específico, a proximidade com o público se torna maior, já que é realizada uma profunda pesquisa sobre os desejos, costumes e até mesmo ambições profissionais e pessoais dele. Isso impacta o modo com que entenderão o conteúdo.
Dessa forma, é possível que os seus posts sejam mais assertivos. Isso porque, quando os consumidores notarem que há uma preocupação com as necessidades deles, maior será o interesse deles no seu e-commerce. Caso a ação continue, isso pode gerar a fidelização.
O Inbound Marketing para empresas vai além de uma estratégia externa de conversão. Ele é também um meio de alinhar as ações de alguns setores internos, como o marketing e o comercial, porque se baseia na ajuda mútua.
Em outras palavras, quando alinhados esses setores, é possível entender qual é o melhor momento para converter o público e ainda realizar um pós-venda bem-sucedido, no qual as chances de fidelização são maiores.
Já se você está interessado em resultados concretos do Inbound Marketing, saiba que ele auxilia no aumento de algumas métricas importantes, como o ticket médio e o ROI (Retorno Sobre Investimento).
Além disso, o Custo de Aquisição de Cliente (CAC) também reduz, já que as ações tradicionais de marketing — Outbound Marketing —, em geral, representam mais gastos, pois envolvem publicidade paga.
Depois de compreender a importância do Inbound Marketing e o conceito, o próximo passo é entender as etapas de aplicação da metodologia. A seguir, explicamos melhor cada uma delas: atrair, converter, transformar e encantar, veja.
A primeira etapa do Inbound Marketing é atrair, ou seja, os conteúdos são elaborados para atender às necessidades e aos desejos dos usuários, levando-os a acessar a sua plataforma em busca de informações, como uma forma de conhecer o seu e-commerce.
Depois de atrair o usuário, as próximas etapas do Inbound Marketing são focadas no conhecimento da sua marca. Esse passo, por exemplo, é o principal meio de conversão, que vai convencer seu cliente de que a sua empresa possui diferenciais no mercado que a tornam interessante.
Mesmo que o usuário tenha passado por esse último funil do Inbound Marketing, a compra, é necessário tornar essa ação mais frequente, transformando-o em cliente. É nesse momento em que se reflete sobre quando começar a entrar em contato com ele, estimulando uma recompra.
Por último, a etapa “encantar” consiste em encontrar meios para o usuário continuar comprando. Essa é uma estratégia que pode envolver desde e-mails de pós-venda, com promoções ou novidades, até mensagens com códigos promocionais.
A Stoom é uma empresa dedicada a construir plataformas do zero, com o mais alto nível de personalização e inovação, já que temos uma equipe preparada para garantir um suporte integral. Dessa forma, ajudamos a pôr em prática estratégias de UX (User Experience) e CX (Customer Experience), como o Inbound Marketing.
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