O que é e como funciona o Data Intelligence?

Inteligência de decisão

O Data Intelligence consiste na coleta e na análise de uma ampla gama de dados e informações relevantes para a empresa, o que permite que os gestores tomem decisões mais adequadas e precisas.

Com o avanço da tecnologia, investir em inteligência de dados se tornou essencial para as empresas que querem antecipar as tendências de mercado e investir melhor os seus recursos. Continue lendo este texto para entender qual é a importância desse conceito para a sua companhia. 

O que é Data Intelligence?

Data Intelligence utiliza ferramentas de machine learning e outros programas de inteligência artificial para coletar e analisar dados e informações que são do interesse da empresa.

Com as técnicas de machine learning, também é possível fazer uma análise preditiva, ou seja, usar os dados históricos para identificar a possibilidade de obter determinado resultado no futuro.

Os dados coletados por meio dessas ferramentas ainda permitem que os profissionais façam uma análise prescritiva, que representa a tentativa de encontrar uma solução por meio da verificação de diferentes variantes relativas ao tema.

Existem profissionais especializados que estudam os dados coletados pelas ferramentas de inteligência de dados e obtêm informações relevantes para a companhia. Isso possibilita que os gestores façam escolhas mais embasadas em dados reais, o que aumenta as chances de os negócios serem mais bem-sucedidos. 

Além disso, com os dados coletados por meio das ferramentas de inteligência de dados, os gestores e empreendedores conseguem tomar decisões de uma maneira mais ágil. Por isso, podemos dizer que a inteligência de dados contribui para melhorar a produtividade da empresa.

Quais são os tipos de Data Intelligence?

O Data Intelligence pode ser dividido em cinco categorias. Apesar de todas terem um objetivo macro comum, que é coletar e analisar uma ampla gama de dados e informações, elas possuem aplicações diferentes. Sendo assim, confira a seguir quais são as categorias de inteligência de dados.

  • Descritiva: examina os dados para tentar compreender a performance deles.
  • Prescritiva: propõe novas recomendações com base em diferentes variantes.
  • Preditiva: examina dados antigos para tentar determinar resultados futuros.
  • De diagnóstico: empregada para entender o que levou determinada situação a acontecer.
  • Decisiva: auxilia a tomada de decisões. 

Qual é a diferença entre Data Intelligence e Business Intelligence?

O Business Intelligence (BI) também é usado para coletar e analisar dados e informações que são do interesse da empresa. Essa ferramenta utiliza bancos de dados estruturados para fazer as suas análises. 

Além disso, no Business Intelligence, as informações são apresentadas de uma forma mais lapidada. Já o Data Intelligence coleta e analisa uma gama de dados muito maior e não estruturados. 

Outra diferença importante entre esses dois conceitos é que o BI é mais empregado para auxiliar nas questões operacionais da empresa. Já o Data Intelligence é mais usado para antecipar tendências de mercado.

Quais são os benefícios do Data Intelligence?

O processo de coleta e análise de dados apresenta vários benefícios para todos os tipos de negócios, já que ela oferece dados e informações relevantes para que os gestores da empresa possam tomar decisões melhores. As principais vantagens que a inteligência de dados pode trazer para o seu negócio são:

  • ajudar a identificar as principais tendências de mercado;
  • auxiliar a verificar a situação atual do mercado;
  • fazer com que os gestores tomem decisões mais rápidas;
  • deixar a tomada de decisão mais transparente;
  • permitir que a empresa faça investimentos melhores;
  • aumentar o ROI (Retorno sobre Investimento) da companhia;
  • mostrar novas ideias de produtos e serviços para a empresa;
  • ajudar a identificar os pontos fracos da companhia;
  • auxiliar na captação de leads. 

Como aplicar as ferramentas de Data Intelligence no seu negócio?

Agora que você já sabe como o Data Intelligence funciona e os benefícios que ele pode trazer para a sua empresa, você precisa saber como o aplicar no seu negócio para conseguir se antecipar às tendências de mercado, fazer investimentos melhores e tomar decisões mais vantajosas.

Para começar, você deve investir em boas plataformas que utilizam inteligência artificial e ferramentas de machine learning para coletar e analisar um grande volume de dados de maneira rápida, eficiente e confiável. 

Depois, você precisará aprender como analisar esses dados para tirar o maior proveito das informações obtidas e, assim, tomar decisões melhores para a sua empresa. 

Existem profissionais especializados em coletar e analisar dados. Sendo assim, dependendo do tamanho da sua empresa e do mercado em que o seu negócio estiver inserido, pode ser interessante contar com a ajuda de um especialista em análise de dados.

Investir em inteligência de dados é fundamental para os gestores e empresários que querem ser mais produtivos, tomar decisões melhores e embasadas em fatos concretos. 

Mas, além disso, quem quer ter uma gestão mais eficiente precisa investir em plataformas que facilitem a administração da empresa e reúnam todas as informações necessárias. Se esse for o seu caso, você deve investir em plataformas como a Custom.

Gostou? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Baixe gratuitamente nosso e-book sobre logística no e-commerce e saiba mais sobre o assunto

CONTEÚDOS RELACIONADOS

MAIS CONTEÚDOS