O que é PVD on-line e quais os benefícios para um e-commerce

Também conhecido pela expressão em inglês “Point of Sale”, o Ponto de Venda (PVD) é o local onde o cliente paga por suas compras, ou seja, o caixa da loja física. Porém, quando se trata do PVD on-line, esse é um local que não se restringe a uma área.

Para representar o papel de um caixa, esse é um programa que conta com diferentes equipamentos que exercem a função de operador, impressora de nota fiscal, leitor de código de barras, entre outros.

O sistema de PVD on-line é um software que exerce todas essas funções, além de ajudar a integrar vários departamentos, como, por exemplo, logística e financeiro. A seguir, nós, da Stoom, redigimos um artigo para te ajudar a entender a importância desse programa para o funcionamento do seu e-commerce. Veja.

 

Funções de um PVD on-line

É comum haver dúvidas na hora de distinguir PVD on-line e off-line, mas quando as funções do último sistema são explicadas, fica clara a diferença entre os termos. Afinal, o modelo off-line é usado por empreendimentos físicos e possui funcionalidades que estão restritas ao espaço.

Em contrapartida, o PVD on-line facilita a integração entre os vários setores, trazendo agilidade e comunicação aos processos internos. Abaixo, listamos algumas funções que esse sistema traz para o dia a dia de um e-commerce.

 

Abertura do caixa

Assim como está presente nas funcionalidades de um PVD off-line, a sua versão on-line também é capaz de ajudar na abertura do caixa. Porém, ao contrário do modelo tradicional, o empreendedor possui a facilidade de estar conectado à plataforma do e-commerce, ajudando o gestor a ter mais controle da operação.

 

Sangria e reforço 

O PVD on-line também possui funções que ajudam na segurança do caixa. Chamada de sangria, essa é uma funcionalidade em que o sistema retira uma quantia para que fique pouco capital armazenado.

Ao contrário desse procedimento, ainda existe o reforço, que é uma função inversa à sangria. Esse é um procedimento em que é somada uma quantia ao caixa, o que torna os processos de pagamento ou estornos mais práticos.

 

Trocas e devoluções

Eficiente no processo de troca e devolução de mercadorias, o PVD on-line também permite que essas transações sejam executadas sem que atrapalhem o controle financeiro e de estoque. Isso porque as informações podem ser acrescentadas ao sistema, mantendo-o sempre atualizado.

Dessa maneira, se houver uma devolução, por exemplo, o valor será estornado do caixa e a mercadoria voltará para o estoque sem que haja “desfalques” no sistema.

 

Fechamento do caixa

O fechamento do caixa também é uma facilidade que esse software entrega para o empresário e gestor de e-commerce. Isso porque o PVD realiza tanto a conferência dos valores ganhos como a checagem das mercadorias vendidas até o final do dia.

 

Quais os benefícios que o PVD on-line gera?

Como um sistema de venda on-line, esse é um programa que tem sido cada vez mais integrado às plataformas de e-commerce. Afinal, em conjunto com o ERP (Enterprise Resource Planning), um sistema de integração empresarial, esse é um meio de tornar o e-commerce mais eficiente. A seguir, listamos as qualidades desse software.

 

Agilidade nos processos

Uma das principais vantagens de contar com o PVD digital é a otimização dos processos. Isso porque esse é um sistema que age como pontos de venda, além de ajudar na realização de sangrias, reforços, aberturas e fechamentos de caixa.

 

Aprimoramento da gestão do estoque

A gestão de estoque é parte fundamental de um e-commerce, já que mesmo que não haja um espaço físico para efetivamente fechar negócio, os CDs (Centros de Distribuição) devem estar alinhados aos processos comerciais para que não haja problemas logísticos — ou seja, estorno ou troca de mercadorias.

Com o PVD, é possível ter uma gestão de estoque eficiente. Afinal, as entradas e saídas de mercadorias ficam registradas no sistema, que pode ser acompanhado por todos os setores.

 

Melhora no controle financeiro

Os sistemas de controle de estoque, como o Picking App da Stoom, estão cada vez mais sendo requisitados pelos gestores e empresários do setor de comércio eletrônico. Isso se deve principalmente pela praticidade que traz para o empreendimento, já que é possível até mesmo alinhar com o controle financeiro.

As entradas e saídas de mercadorias, além da contabilização de pagamentos à vista ou a prazo, podem ser acompanhadas em tempo real com esse sistema. Dessa forma, ajudam a ter controle do caixa, assim como a entender melhor a efetividade da plataforma para o usuário.

 

Continue se informando em nosso blog

Agora que já sabe o que é PVD on-line e as vantagens de adotá-lo em sua plataforma, por que não continuar a acompanhar as novidades e terminologias desse mercado? Acesse nosso blog e confira como a Stoom pode te ajudar.

Gostou? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Baixe gratuitamente nosso e-book sobre logística no e-commerce e saiba mais sobre o assunto

CONTEÚDOS RELACIONADOS

MAIS CONTEÚDOS