A arquitetura dos dados em nuvem é um processo que já está enraizado nas novas plataformas de e-commerce, afinal esse tipo de acessibilidade facilita a administração e a usabilidade do seu negócio on-line, que pode ser acessado de onde e quando você quiser. Porém, quando o tema é Saas (Software as a Service), é normal aparecer outro termo: o Single Tenant.
Partindo de um princípio de exclusividade, essa é uma arquitetura de armazenamento de dados que torna o seu negócio único, evitando compartilhamento de informações ou até mesmo outros problemas.
Isso quer dizer que, se um e-commerce que utiliza a mesma plataforma que o seu empreendimento sair do ar, esse problema não vai impactar a performance da sua marca. Assim, isso garante uma maior eficiência.
Para entender melhor como funciona a arquitetura de software e como o seu e-commerce pode se beneficiar um sistema Single Tenant, como aquele que a plataforma da Stoom oferece, continue lendo os tópicos abaixo.
O que é a arquitetura Single Tenant?
O Single Tenant é um sistema que consiste no isolamento da base de dados de uma plataforma. Ou seja, essa é uma arquitetura de informações que consiste em criar aplicações que atendem unicamente a um cliente, evitando bugs ou falhas coletivas.
Com pouco impacto no código-fonte, o Single Tenant, inclusive, é construído em camadas, com o mesmo servidor para todos os clientes em alguns casos. Essa é uma maneira de tornar a plataforma mais escalável, afinal os recursos não ficam tão isolados.
Mesmo que esse sistema de software tenha um alto valor aquisitivo, ele costuma prover benefícios a longo prazo. Isso porque o volume de dados a serem otimizados diminui com o tempo, exigindo menos tempo para balancear os servidores.
Quais são as diferenças entre Single e Multi Tenant?
Quando falamos em arquitetura de software, outro termo também aparece: o Multitenancy. Ao contrário do Single, esse é um sistema com base de dados compartilhados.
Isso significa que existe apenas uma aplicação e sistemas compartilhados para todos os clientes, separados pelo uso de chaves estrangeiras ou relacionamento de banco de dados.
O Multi-tenant é a arquitetura mais utilizada em e-commerces prontos, por exemplo, já que oferece um caminho mais fácil de iniciar e manter um software. Porém, em vista do Single Tenant, esse sistema possui menor segurança e escalabilidade.
Por que é um diferencial ter o Single Tenant em seu e-commerce?
Uma das grandes vantagens, quando mencionamos um e-commerce Single Tenant, é a singularidade dessa arquitetura. Afinal, os seus dados e possíveis problemas são unicamente seus, porém esses não são os únicos pontos positivos.
Outro ponto interessante dessa arquitetura é a possibilidade de realizar testes e obter feedbacks antes de que as funcionalidades desenvolvidas estejam no ar. Assim, você consegue analisar e introduzir as modificações necessárias.
A base de dados do negócio on-line também fica protegida quando possui uma arquitetura Single Tenant. O isolamento das informações privilegiadas possibilita uma camada a mais de segurança, que outras plataformas não são capazes de fornecer com o Multi-tenant.
Docker vêm como uma solução
Ao mencionar esse tipo de arquitetura de dados, é comum haver dúvidas sobre a eficiência, afinal uma das grandes dificuldades desse tipo de distribuição é a alocação dos servidores. Contudo, para sanar esse problema, é possível contar com o Docker.
Esse é o nome dado a uma plataforma open source, que agrupa partes de softwares que são necessários para a sua execução, como se fosse em ambientes isolados. Por isso, podemos dizer que essa é uma plataforma de contêineres.
Além disso, esse tipo de organização ajuda a diminuir as distâncias entre os clientes, já que os contêineres são alocados horizontalmente, o que otimiza os processos das plataformas, tornando-os mais eficientes no dia a dia.
A arquitetura Single Tenant está nas plataformas Stoom
A Stoom é uma plataforma personalizada que preza pela experiência única de nossos clientes. Por isso, ao contratar os nossos serviços, você consegue experimentar, em primeira mão, o que é o Single Tenant e os benefícios dele para um e-commerce.
Aproveite, acesse o nosso blog e leia o nosso conteúdo sobre como identificar a melhor plataforma de e-commerce no mercado. Lá, você encontra alguns pontos interessantes que vale conferir antes de contratar.