Single Tenant: entenda o que é e a sua importância

single tenant

A arquitetura dos dados em nuvem é um processo que já está enraizado nas novas plataformas de e-commerce, afinal esse tipo de acessibilidade facilita a administração e a usabilidade do seu negócio on-line, que pode ser acessado de onde e quando você quiser. Porém, quando o tema é Saas (Software as a Service), é normal aparecer outro termo: o Single Tenant.

Partindo de um princípio de exclusividade, essa é uma arquitetura de armazenamento de dados que torna o seu negócio único, evitando compartilhamento de informações ou até mesmo outros problemas.

Isso quer dizer que, se um e-commerce que utiliza a mesma plataforma que o seu empreendimento sair do ar, esse problema não vai impactar a performance da sua marca. Assim, isso garante uma maior eficiência.

Para entender melhor como funciona a arquitetura de software e como o seu e-commerce pode se beneficiar um sistema Single Tenant, como aquele que a plataforma da Stoom oferece, continue lendo os tópicos abaixo.

 

O que é a arquitetura Single Tenant?

O Single Tenant é um sistema que consiste no isolamento da base de dados de uma plataforma. Ou seja, essa é uma arquitetura de informações que consiste em criar aplicações que atendem unicamente a um cliente, evitando bugs ou falhas coletivas.

Com pouco impacto no código-fonte, o Single Tenant, inclusive, é construído em camadas, com o mesmo servidor para todos os clientes em alguns casos. Essa é uma maneira de tornar a plataforma mais escalável, afinal os recursos não ficam tão isolados.

Mesmo que esse sistema de software tenha um alto valor aquisitivo, ele costuma prover benefícios a longo prazo. Isso porque o volume de dados a serem otimizados diminui com o tempo, exigindo menos tempo para balancear os servidores.

 

Quais são as diferenças entre Single e Multi Tenant?

Quando falamos em arquitetura de software, outro termo também aparece: o Multitenancy. Ao contrário do Single, esse é um sistema com base de dados compartilhados.

Isso significa que existe apenas uma aplicação e sistemas compartilhados para todos os clientes, separados pelo uso de chaves estrangeiras ou relacionamento de banco de dados.

O Multi-tenant é a arquitetura mais utilizada em e-commerces prontos, por exemplo, já que oferece um caminho mais fácil de iniciar e manter um software. Porém, em vista do Single Tenant, esse sistema possui menor segurança e escalabilidade.

 

Por que é um diferencial ter o Single Tenant em seu e-commerce?

Uma das grandes vantagens, quando mencionamos um e-commerce Single Tenant, é a singularidade dessa arquitetura. Afinal, os seus dados e possíveis problemas são unicamente seus, porém esses não são os únicos pontos positivos.

Outro ponto interessante dessa arquitetura é a possibilidade de realizar testes e obter feedbacks antes de que as funcionalidades desenvolvidas estejam no ar. Assim, você consegue analisar e introduzir as modificações necessárias.

A base de dados do negócio on-line também fica protegida quando possui uma arquitetura Single Tenant. O isolamento das informações privilegiadas possibilita uma camada a mais de segurança, que outras plataformas não são capazes de fornecer com o Multi-tenant.

 

Docker vêm como uma solução

Ao mencionar esse tipo de arquitetura de dados, é comum haver dúvidas sobre a eficiência, afinal uma das grandes dificuldades desse tipo de distribuição é a alocação dos servidores. Contudo, para sanar esse problema, é possível contar com o Docker.

Esse é o nome dado a uma plataforma open source, que agrupa partes de softwares que são necessários para a sua execução, como se fosse em ambientes isolados. Por isso, podemos dizer que essa é uma plataforma de contêineres.

Além disso, esse tipo de organização ajuda a diminuir as distâncias entre os clientes, já que os contêineres são alocados horizontalmente, o que otimiza os processos das plataformas, tornando-os mais eficientes no dia a dia.

 

A arquitetura Single Tenant está nas plataformas Stoom

A Stoom é uma plataforma personalizada que preza pela experiência única de nossos clientes. Por isso, ao contratar os nossos serviços, você consegue experimentar, em primeira mão, o que é o Single Tenant e os benefícios dele para um e-commerce.

Aproveite, acesse o nosso blog e leia o nosso conteúdo sobre como identificar a melhor plataforma de e-commerce no mercado. Lá, você encontra alguns pontos interessantes que vale conferir antes de contratar.

Gostou? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Baixe gratuitamente nosso e-book sobre logística no e-commerce e saiba mais sobre o assunto

CONTEÚDOS RELACIONADOS

MAIS CONTEÚDOS