Social selling: vantagens para seu negócio

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A comunicação por meio das redes sociais é cada vez mais uma forma de se aproximar do seu público e criar uma relação forte com ele. Assim, surgiu o conceito de social selling, que significa vender por meio das redes sociais e ter um canal de comunicação direta com os clientes.

 

O que é social selling?

Para ampliar os canais de venda e comunicação da sua empresa, é essencial compreender o que é social selling e como ele funciona. A ideia é utilizar as redes sociais para aprofundar a comunicação com seu público e aumentar a taxa de conversão do seu negócio.

Dessa forma, o relacionamento com o cliente é construído gradualmente: a empresa cria sua presença nas redes e passa a interagir com os usuários para ganhar confiança e credibilidade. Além de captar mais clientes, o social selling permite fidelizá-los.

As redes sociais ainda são ótimas fontes de dados para a empresa entender mais sobre os desejos e as necessidades dos clientes, conduzindo-os pelas etapas do processo de vendas. Aprender sobre seus consumidores possibilita que você preveja as necessidades deles.

 

Fatores que compõem o social selling

Além de ter perfis nas principais redes sociais que seu público utiliza, para trabalhar bem o social selling, é preciso alinhar seus pilares mais importantes. Veja a seguir quais são os fatores que o compõem:

 

Conteúdos de qualidade

As redes sociais são feitas de pessoas e conteúdo. Porém, não basta fazer postagens rasas que não conversam com seus consumidores, é essencial criar conteúdos com qualidade e periodicidade. É necessário gerar valor para os clientes com postagens úteis e informativas, que gerem engajamento.

 

Equipe focada

Outro fator importante para o social selling é contar com profissionais focados nas redes sociais, tanto na produção de conteúdo quanto no atendimento. Quando entram em contato com a empresa, os clientes esperam receber um atendimento humanizado, o que faz as relações se estreitarem ainda mais.

 

Iniciativa

Tomar a iniciativa em determinadas situações também é algo necessário no social selling. Afinal, faz parte do processo de vendas compreender como a sua empresa pode ajudar as pessoas e, para descobrir isso, nada é melhor que participar ativamente das interações com o público.

 

Vantagens de implementar o social selling no seu negócio

Sabendo mais sobre como o social selling pode melhorar sua gestão de relacionamento com o cliente, você pode entender a importância dele no aumento das vendas. Confira, a seguir, quais são as principais vantagens de implementar esse conceito na sua empresa!

 

Reconhecimento de marca

Se seus consumidores estão presentes nas redes sociais, então sua marca também precisa estar lá para ficar sempre na mente deles. É isso que o social selling proporciona para sua empresa ao criar uma presença digital forte. 

Esse canal é importante para mostrar o posicionamento da empresa e gerar uma sensação de familiaridade junto aos clientes. As redes sociais possibilitam expressar os valores da marca e gerar associações positivas com seu público-alvo.

 

Aumento do público

Outra vantagem de ser um digital seller é alcançar um público maior, já que pessoas de todo o país estão nas redes. Cada vez mais, esse espaço é segmentado segundo os interesses do usuário, por isso fica mais fácil alcançar as pessoas que se interessam pelo seu tipo de produto ou serviço.

Conforme seu conteúdo é compartilhado por pessoas interessadas pelo assunto abordado, mais qualificados são os leads que sua empresa conquista. Isso influencia também na taxa de conversão, já que a maior parte dos usuários impactados são do seu público segmentado

 

Construção de reputação

Concentrando-se em oferecer conteúdo relevante e atendimento personalizado, é possível impactar seus consumidores de forma positiva, e uma das principais características dos usuários de redes sociais é compartilharem a própria opinião sobre experiências com empresas, tanto negativas quanto positivas.

Assim, proporcionando experiências positivas, sua empresa pode ser cada vez mais recomendada por clientes satisfeitos. Dessa forma, você constrói uma boa reputação e ganha credibilidade do público.

 

Acesso a dados e mensuração de resultados

As redes sociais ainda têm o diferencial de manter dados acessíveis para você monitorar seu social selling index, ou seja, informações que ajudam a alcançar seus consumidores e elaborar estratégias de venda mais eficazes.

Com esses dados em mãos, é possível monitorar suas estratégias de vendas e determinar quais são mais eficazes e quais precisam ser descartadas ou ajustadas. Dessa forma, você consegue promover vendas inteligentes, impactando as pessoas realmente interessadas nos seus produtos e serviços.

 

Invista também na experiência do cliente!

Agora que já sabe mais sobre a importância do social selling para seu negócio, você pode perceber todos os benefícios dele para uma boa relação com seus clientes. Veja também nosso artigo sobre como aprimorar a experiência do cliente e saiba quais vantagens seu negócio pode ganhar!

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