API gateway: saiba os motivos para implementar

api gateway

Uma Application Programming Interface é um conjunto de padrões de programação que permite acesso a um aplicativo de software ou uma plataforma. Portanto, uma API gateway é uma ferramenta que permite gerenciar APIs. Ela fica entre o usuário e os diversos serviços de back-end, funcionando como um proxy inverso.

Por isso, essa ferramenta aceita todas as chamadas de interface de programação de aplicativos e soma os diversos serviços necessários para executá-las, além de retornar o resultado adequado. Veja as vantagens de contar com a Application Programming Interface abaixo!

 

O que é API?

Antes de mais nada, é preciso entender o que é API. Trata-se de uma interface de programação de aplicativos que funciona “por trás” dos programas de um sistema. Portanto, quando utilizamos um site, por exemplo, é possível que uma API seja operada para proporcionar uma conexão entre o site e os outros sistemas.

Portanto, em uma plataforma de e-commerce integrada com algum sistema de gestão, é preciso que haja APIs para reunir e permitir a troca de dados entre as tecnologias, como uma plataforma de e-commerce e um sistema ERP, por exemplo.

 

Como funciona uma API gateway?

Pode ser necessário mais de uma aplicação em uma plataforma de e-commerce para executar diversas ações. Para fazer o gerenciamento de API, é possível contar com uma API gateway, que dá suporte e segurança aos usuários. 

Essa solução atua como um filtro de entrada com o objetivo de direcionar os dados aos locais certos. É possível verificar cinco aplicabilidades diferentes para a API gateway Azure.

  • Filtrar o tráfego no momento da integração de canais, como mobile, web, sistemas de nuvem, entre outros;
  • Ser uma porta de entrada única para os tipos de API, possibilitando a organização deles;
  • Ser um roteador de tráfego de APIs;
  • Garantir a proteção do sistema, já que exige autenticação ao acessá-lo e possui um limite de conexão de usuários.

Além disso, a API gateway intercepta todas as solicitações de entrada enviadas por meio dos sistemas e processa variadas funções necessárias. 

 

Motivos para implementar uma API gateway

Após saber mais sobre como uma API gateway funciona, é possível entender porque ela é importante para quem opera tecnologias de forma integrada. Veja alguns motivos para implementar essa ferramenta a seguir.

 

Segurança

Uma das principais vantagens em contar com uma ferramenta como o Kong API Gateway, por exemplo, é garantir mais segurança. Isso porque, contando com um serviço de autenticação e limite de taxa, torna-se possível proteger as APIs de abusos e utilização em excesso.

 

Informação

Contar com uma API gateway também é uma boa forma de entender o motivo pelo qual os usuários da sua plataforma de e-commerce utilizam as APIs. Isso é possível por meio da utilização de ferramentas de análise e monitoramento.

 

Mais suporte

Outro motivo para utilizar uma API gateway é contar com suporte para misturar protocolos de comunicação. As APIs externas são baseadas em HTTP ou REST, enquanto os microsserviços internos beneficiam-se da utilização de variados protocolos de comunicação. Sendo assim, essa ferramenta ajuda a fornecer uma API baseada em REST externa, que unifica os protocolos e possibilita ajuste na arquitetura interna.

 

Diferença entre API gateway e API manager

Você sabe qual é a diferença entre API gateway e API manager? Cada uma possui características específicas e são utilizadas para diferentes objetivos. Como vimos, o gateway de API cria um ponto de acesso único, que permite filtrar quem se conecta às APIs da sua plataforma. 

Já a API manager é um software que serve para implementar uma camada de gestão sobre uma API gateway. Isso é possível por meio da inclusão de recursos para facilitar a gestão e possibilitar a visualização dos dados de negócio. Dessa forma, obtêm-se estatísticas de uso, além de gerenciar o ciclo da vida da API.

A API manager também oferece outras possibilidades, como insights corporativos que as APIs proporcionam, um melhor controle sobre os ciclos de vida delas, a prototipação de API e a possibilidade de monetizá-las.

 

Melhore seu UX por meio de teste de usabilidade

Gostou de saber mais sobre o que é API gateway e porque implementá-la? Então, veja nosso artigo sobre a importância de fazer teste de usabilidade para aprimorar o UX do seu e-commerce!

Gostou? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Baixe gratuitamente nosso e-book sobre logística no e-commerce e saiba mais sobre o assunto

CONTEÚDOS RELACIONADOS

MAIS CONTEÚDOS