Entenda o que é SaaS e as vantagens do sistema

Mãos digitando em um notebook que está em cima de uma mesa.

Ter facilidade na utilização das ferramentas online é o que os usuários buscam na hora de escolher os programas para seu cotidiano. Por isso, é cada vez mais comum o desenvolvimento de aplicações em nuvem, como o SaaS

Seja para o uso profissional, seja para o pessoal, é importante ter opções fáceis de acessar e utilizar em diferentes dispositivos, tendo um armazenamento seguro e garantido pelo desenvolvedor, diminuindo as barreiras e dificuldades para o usuário. 

O que é SaaS?

O termo é a abreviação de Software as a Service que, traduzindo ao português, significa “software como serviço”. Ele se refere a aplicativos que podem ser utilizados pela internet sem a necessidade de instalação, como os programas desenvolvidos antigamente. 

Ao contratar um serviço desse tipo, é possível acessá-lo em diversos dispositivos e ter a segurança de que todos os dados estão sendo armazenados e gerenciados pelo servidor. Assim, não há preocupação quanto a infraestrutura e investimento em atualizações de licença de uso. 

Esse tipo de sistema faz parte do cloud computing (ou “computação em nuvem”), que oferece inúmeras vantagens como acesso global e escalabilidade. Ele também pode apresentar novas funcionalidades para os usuários conforme as alterações vão surgindo. 

Como funciona?

Os usuários estavam acostumados a ter que adquirir os softwares de forma física em CDs e se responsabilizar por instalar, organizar a infraestrutura e manter versões mais recentes para evitar erros no sistema. Dessa maneira, a utilização era mais trabalhosa e tinha custo maior. 

Com o sistema SaaS, o acesso é simples e custa de acordo com a utilização. Em alguns casos, as versões básicas são gratuitas e as demais apresentam valores diferentes para cada serviço. Por exemplo, o CRM que pode variar de acordo com o tamanho da empresa e as necessidades de gerenciamento dela. 

No geral, o usuário escolhe o serviço que possui mais funcionalidades e melhor custo-benefício, já que os valores solicitados pelos desenvolvedores podem ser mensais e anuais. 

Exemplos do sistema

Após entender o que é SaaS, é mais fácil identificar as aplicações dele. Uma delas, que é utilizada por diversas pessoas, é o e-mail. Em diversas opções, como Gmail, Outlook e Yahoo, o usuário pode se comunicar e armazenar informações em uma rede de nuvem responsável pelo envio e pelo recebimento das mensagens. 

Outro exemplo mencionado é o CRM, que trabalha na gestão comercial com foco no relacionamento com o cliente. No caso de sistemas em nuvem para essa função, é possível ter acesso à base de dados e acompanhar a evolução dos leads em direção ao momento de compra, de acordo com o marketing de conteúdo.

Além disso, o sistema é utilizado para o desenvolvimento de plataformas de vendas online. É uma opção para quem deseja hospedar uma loja na internet e ter soluções integradas com baixo custo, possibilidade de customização e suporte especializado. 

Stoom SaaS

A escolha da plataforma de e-commerce deve estar alinhada com aquilo que a empresa precisa. Para isso, é possível contratar o Stoom SaaS, uma opção menos robusta, com menor custo e a mesma eficiência de plataformas maiores. 

Com essa solução, seu e-commerce tem a possibilidade de escalabilidade no mercado e personalização da plataforma. Ainda há um time de especialistas à disposição com um suporte para esclarecer dúvidas e atender as necessidades da empresa. 

Diferença entre PaaS, BaaS, IaaS

Além do software como serviço, existem outras soluções em nuvem semelhantes. Há o PaaS, que é a “plataforma como serviço” e oferece um ambiente virtual para criação, teste e implementação de aplicações e programas. 

Já o IaaS é a “infraestrutura como serviço”, uma forma de economizar com custos e manutenção de hardware e TI. O desenvolvimento de uma boa infraestrutura garante a confiabilidade no sistema. 

O BaaS significa “banco como serviço” e é a tecnologia que permite que as empresas ofereçam produtos na área financeira sem necessariamente serem bancos, como cartão de crédito e débito, transferências e pagamentos digitais. 

Vantagens do sistema

Por ser um sistema em nuvem, a principal vantagem de quem passa a utilizar esses serviços é a redução de custos, devido à ausência de valor para renovar licença de uso dos programas. Ao adquirir um plano para utilização do serviço, o usuário paga apenas a assinatura de acordo com a periodicidade escolhida. 

Além do custo de utilização, o gasto é menor no que diz respeito à infraestrutura de TI, visto que todo o suporte é feito virtualmente e o usuário não precisa de muitos investimentos em hardware. 

Outros pontos positivos são: pagamento apenas daquilo que for utilizar; facilidade de acesso em qualquer dispositivo conectado à internet; customização de acordo com as possibilidades da assinatura do sistema; atualizações automáticas; e integração com outros sistemas. 

Crescimento no Brasil 

A maioria das startups que desenvolvem o sistema estão na região Sudeste e Sul, sendo representadas por: 47,8% em São Paulo; 16,3% em Santa Catarina; 11,3% em Minas Gerais; e 6,4% no Rio de Janeiro. 

Por apresentar um bom custo-benefício aos usuários, o crescimento está sendo promissor no Brasil. As maiores empresas do segmento faturam mais de R$1 milhão por mês e continuam em expansão. 

A tendência é que o mercado continue crescendo, já que as empresas conseguem adaptar as soluções que cada organização precisa em novas atualizações das aplicações e desenvolver planos que atendam a diversas necessidades. 

Saiba mais sobre inovação tecnológica

Agora que você conhece o SaaS, um sistema que facilita a utilização de diversos serviços online, que tal entender mais sobre a importância de inovações tecnológicas como essa para o e-commerce? Leia nosso artigo e fique por dentro do assunto! 

Gostou? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Baixe gratuitamente nosso e-book sobre logística no e-commerce e saiba mais sobre o assunto

CONTEÚDOS RELACIONADOS

MAIS CONTEÚDOS