A importância da inovação tecnológica no e-commerce

Com a adesão crescente às compras online e o aumento da concorrência, é fundamental que os e-commerces invistam em inovação tecnológica para oferecer um diferencial aos clientes, além de experiências de compra mais completas e personalizadas. 

Essas inovações também contribuem para aumentar a capacidade das lojas virtuais de atender à crescente demanda, tanto no funcionamento da plataforma quanto na organização de estoque e dos envios. Sendo assim, confira a seguir a importância das inovações tecnológicas e alguns exemplos do mercado.

 

Inovações tecnológicas para o e-commerce

A inovação da tecnologia aproxima o cliente das marcas no comércio eletrônico. A experiência de compra on-line deve ser positiva, uma vez que é diferente do contato físico com o produto, por essa razão a inovação é essencial para que seja tão satisfatória quanto a física.

Porém, cada vez mais surgem ferramentas que simulam a compra presencial e essa é uma forma de entender como se manter no mercado competitivo com o foco na experiência do cliente. Veja alguns exemplos a seguir!

 

Integração da plataforma de e-commerce com ERP

Quando há uma integração entre a plataforma de e-commerce e o sistema de gestão, é possível unificar todos os setores da empresa, desde separação de pedidos até estoque, financeiro, logística, entre outros. Assim, você pode automatizar processos para tornar a gestão do negócio mais eficaz.

Também é possível evitar erros como o envio de pedidos para o endereço errado, atraso na entrega devido à falta de itens no estoque, a venda de produtos em falta, e demais problemas que podem prejudicar o e-commerce e os clientes.

 

Inteligência artificial

Outra demonstração de o que é inovação tecnológica no e-commerce é a utilização de inteligência artificial para personalizar a experiência do usuário. Atualmente, um exemplo bem comum são os chatbots, que ajudam os clientes a tirarem dúvidas ou resolverem problemas. 

Outro exemplo de aplicação tecnologia e inovação no e-commerce é o caso da Petz que, em parceria com a Stoom, criou um espaço chamado “pet-commerce”, onde quem faz as compras é o próprio bichinho. 

Basta acessar essa área e posicionar o animalzinho em frente à câmera do computador. Depois disso, alguns produtos começam a aparecer na tela e a IA faz o trabalho de ler as expressões faciais do pet para saber daquilo que ele gosta. Os itens em que ele se interessar vão diretamente para o carrinho de compras.

 

Realidade aumentada

Uma das grandes dificuldades de comprar online é conseguir visualizar o produto como em um ambiente real. Essa questão acontece principalmente com móveis, para saber se eles cabem no local ou combinam com o ambiente. 

Para resolver esse problema, é possível utilizar a realidade aumentada, uma das grandes tendências tecnológicas para o e-commerce. Isso porque, por meio de uma simulação, você pode utilizar a câmera do computador ou do celular para unir o digital e o mundo físico. 

Por exemplo, imagine um aplicativo de uma loja de móveis que permite apontar a câmera para o espaço da sua casa onde você deseja posicionar o móvel e visualizá-lo ali, ou um e-commerce de roupas em que um “provador virtual” projeta a roupa no seu corpo para você saber como a peça vai ficar.

 

Picking App

A Stoom também oferece uma solução para facilitar a separação de pedidos do e-commerce. Com essa tecnologia, é possível monitorar toda a operação que envolve a separação dos produtos no estoque, garantindo que não haja erros.

Você pode contar com um aplicativo para acessar todos os pedidos e ter mais controle sobre o estoque. Assim, é possível reduzir o tempo das entregas, já que os profissionais encarregados da separação dos produtos têm acesso aos números do estoque e à localização dos itens.

Além disso, é possível integrar o picking app à plataforma de e-commerce para o cliente fazer o monitoramento de todas as etapas do pedido em tempo real. Essa funcionalidade cria uma relação de confiança com o cliente, já que ele se mantém informado sobre a situação da própria compra.

 

Smart Locker

Para facilitar as entregas de pequenos produtos no e-commerce dos pedidos no e-commerce, a Stoom desenvolveu o Smart Locker, que são armários inteligentes de entrega das compras aos clientes. Eles podem escolher o ponto de retirada mais próximo da própria residência, além de decidir o horário mais conveniente para a retirada.

O cliente recebe um código por email para que somente ele tenha acesso ao locker e retirar a compra. Além disso, o e-commerce pode utilizar adesivos personalizados com cor e logo da empresa para identificar os armários no ponto de retirada.

A vantagem dessa inovação é que o cliente decide o local e o horário em que deseja as compras, já que, em muitos casos, ele pode não estar em casa para receber a entrega ou mora em uma região de difícil acesso. É também uma forma simples de fazer troca ou devolução de produtos. Veja mais sobre como fazer logística reversa em nosso outro artigo!

Gostou? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Baixe gratuitamente nosso e-book sobre logística no e-commerce e saiba mais sobre o assunto

CONTEÚDOS RELACIONADOS

MAIS CONTEÚDOS