O processo produtivo não se encerra com o fechamento da venda ou a entrega do produto ao consumidor final. Pelo contrário, o pós-venda é importante não apenas para fidelizar o cliente, mas também demonstrar a postura da empresa diante do meio ambiente. Por isso, é preciso compreender o que é logística reversa.
Como a sua empresa se posiciona quanto aos valores sociais e ambientais, e como o consumidor se preocupa com o destino daquilo que compra, utiliza e descarta? Esses são pontos que não podem passar despercebidos. Continue a leitura para entender mais sobre o assunto!
O que é logística reversa?
A logística reversa é o conjunto de medidas adotadas por governo, empresas, indústrias e consumidores de forma conjunta, para dar continuidade e aproveitamento aos resíduos descartados após o consumo.
Com a instauração da Política Nacional de Resíduos Sólidos pela Lei nº12.305, de 2 de agosto de 2010, a preocupação ambiental coletiva foi estabelecida e incentivada no Brasil. Desde então, mais ações têm sido tomadas para reaproveitar e revalorizar as matérias-primas que podem voltar à produção.
Assim, tornaram-se mais frequentes práticas como a reutilização, a reciclagem, o descarte ecologicamente correto de produtos que podem contaminar o meio ambiente, a devolução dos produtos já utilizados aos fornecedores.
Tipos de logística reversa
Para entender o que é logística reversa, podemos dividi-la em dois formatos: pós-venda e pós-consumo. O primeiro ocorre entre os pontos de varejo, o centro de distribuição e a indústria, enquanto o segundo acontece quando o consumidor também participa.
Pós-venda
A logística reversa pós-venda ocorre quando o produto é recebido pelo varejista, mas é devolvido ao centro de distribuição por falta de espaço no estoque, divergências na nota fiscal, defeitos ou avarias.
O centro de distribuição também pode receber o produto e aguardar para uma nova entrega ou retornar os produtos à indústria. Assim, os gastos da logística podem ser ainda maiores, e é preciso ter um controle do fluxo para manter a organização.
Pós-consumo
A logística reversa pós-consumo é o tratamento dos resíduos e do produto já utilizado entre o consumidor e o fornecedor. Geralmente, quem consome pode não se preocupar com o destino e o descarte correto do lixo, sendo necessário que as empresas incentivem a conscientização ambiental.
Aparelhos eletrônicos, agrotóxicos, pilhas, baterias, pneus, lâmpadas fluorescentes e muitos outros produtos são exemplos de itens que podem ser recolhidos pelos fabricantes, fornecedores e distribuidores para retornarem ao ciclo produtivo ou se encaminharem à destinação ambiental correta.
Como funciona a logística reversa?
No caso da logística reversa pós-venda, o processo é mais simples por não envolver o descarte, mas sim o caminho das mercadorias até estarem prontas para serem vendidas. Ela funciona por meio da comunicação entre o varejista, o centro de distribuição e a indústria, sendo apenas o momento de transição dos itens.
Entender como funciona a logística reversa é ainda mais fácil no pós-consumo. Ela pode ocorrer de diversas formas, por exemplo, quando a empresa incentiva que os consumidores retornem os produtos já utilizados nas lojas ou quando trabalham com cooperativas para recolher os itens a serem reaproveitados.
Falar em reaproveitamento não significa necessariamente que o produto vai ser reutilizado por completo, mas os componentes dele podem ter utilidade, evitar a extração de matéria-prima e reduzir a geração de mais resíduos.
Empresas que praticam
Agora que você compreende o que é logística reversa, já é possível identificar empresas que são adeptas dessa prática, como o McDonalds, a Natura e a Bridgestone.
Um dos exemplos de logística reversa feito pelo McDonalds é o reaproveitamento do óleo utilizado pelos restaurantes da rede. Ele é levado para uma usina, onde é transformado em biocombustível para os veículos que transportam os alimentos da empresa.
A Natura incentiva o retorno das embalagens, que são recicladas e reutilizadas nos novos produtos. Já a Bridgestone, que tritura e picota os pneus velhos, não consegue transformá-los no mesmo item que vendem, mas sim em solados de sapatos, peças de reposição para a indústria automobilística e outros.
Responsabilidade compartilhada
A lei que incentiva a logística reversa no Brasil foi instaurada também para cada pessoa ter responsabilidade no consumo, no descarte e no impacto ambiental. Assim, todos devem entender o que cada material pode causar ao ser descartado de forma incorreta.
Mais que isso, ela é importante para os consumidores e produtores entenderem a importância da reutilização dos insumos como forma de reduzir a extração de novas matérias-primas da natureza, que pode levar à escassez em algum momento da humanidade.
Saber o que é logística reversa é o primeiro passo para se preocupar com o destino daquilo que é consumido e com os impactos no meio ambiente. Com o apoio legislativo, a prática tende a ser gradativamente mais disseminada no Brasil.
Benefícios da logística reversa
Um dos benefícios da logística reversa é a redução da poluição, pois, quando as empresas incentivam o retorno dos produtos, que encerraram o ciclo de vida e já foram consumidos, eles não acabam nos lixos comuns ou em aterros sanitários, locais propícios para a contaminação de lençóis freáticos.
Consequentemente, há a diminuição da geração de resíduos, graças à reutilização dos materiais e à reintegração deles na produção. A garrafa de vidro, que poderia parar em uma lixeira, pode ser triturada e transformada em um novo produto, assim como diversos materiais.
Dessa forma, o impacto ambiental vai diminuindo com os esforços conjuntos, rumo ao caminho da reutilização, do descarte ecologicamente correto e da redução da extração de matéria-prima.
Saiba mais sobre economia circular
Sabendo o que é logística reversa, você já pode começar a pensar em formas de aplicá-la em seu negócio e colaborar com a redução do impacto ambiental. Se você gostou do assunto, aproveite para ler nosso artigo de economia circular!