Saiba como realizar vendas pelo WhatsApp do seu e-commerce

Mão de pessoa segurando celular com apicativo WhatsApp aberto

O negócio que deseja se manter na frente da concorrência precisa buscar formas diferentes de comercializar os produtos, mas sem esquecer da experiência de usuário e do atendimento humanizado e personalizado. Assim, realizar vendas pelo WhatsApp é uma forma de um e-commerce atender a essa demanda. 

O aplicativo tornou-se uma ferramenta essencial no nosso dia a dia, inclusive para assuntos profissionais. Quando ele sai do ar, circulam notícias de empreendedores que tiveram prejuízo por ficar algumas horas sem a plataforma. Para ter muitas vantagens, é importante saber como vender mais pelo WhatsApp.

Por que vender pelo WhatsApp?

O WhatsApp é um serviço de envio e recebimento de mensagens e arquivos, conhecido no mundo inteiro, que já faz parte do nosso dia a dia há alguns anos. Segundo a empresa, mais de 2 bilhões de pessoas em 180 países utilizam o aplicativo. Com tantos usuários, a ferramenta é uma grande oportunidade de negócio.

Mais do que uma forma de manter contato com familiares e amigos, esse pode ser um poderoso instrumento de vendas. Segundo uma pesquisa divulgada em junho de 2021, feita pela Social Miner (All iN) em parceria com a Etus e a Opinion Box, 42% das pessoas entrevistadas já realizaram compras pelo WhatsApp.

O WhatsApp oferece recursos interessantes que podem ser usados por um e-commerce, como formas de pagamento on-line. Além disso, possibilita a praticidade de compra tão requisitada no novo modelo de consumidor atual. 

Diferentemente de um e-mail, as mensagens no WhatsApp são vistas quase que instantaneamente, afinal, o aplicativo é usado durante todo o dia. Dessa forma, fica mais fácil para um e-commerce enviar ofertas e aumentar as taxas de conversão.

Além disso, as vendas pelo WhatsApp tornam o processo mais humanizado e próximo do cliente, pois permitem que o consumidor tenha um contato direto com o dono da marca. Assim, pode tirar dúvidas, pedir sugestões, entre outros. Esse tipo de atendimento melhora a experiência do usuário, o que ajuda a fidelizá-lo.

Entretanto, apesar das inúmeras vantagens e recursos, nem todo empreendedor sabe utilizar as técnicas de vendas pelo WhatsApp a favor do negócio. Isso é resultado do desconhecimento das possibilidades de uso dessa ferramenta. 

Como ter sucesso nas vendas pelo WhatsApp?

O WhatsApp pode ser explorado de diversas formas. Por isso, é fundamental que o empreendedor estude e pesquise métodos de inovar o processo comercial com esse serviço. Veja algumas dicas a seguir. 

WhatsApp Business

Primeiro, quem deseja obter sucesso com vendas pelo WhatsApp precisa baixar a versão business do aplicativo. Ela tem funções extras que são úteis para o empreendedor, além de deixar a conta da empresa mais profissional. 

Nessa versão do app, é possível inserir o site da empresa, salvar os contatos divididos por categoria, colocar o endereço e o horário de atendimento do negócio, criar catálogos de produtos e serviços, entre outras funções. 

É importante separar um número para o negócio e outro para a conta pessoal, já que é possível ter as duas opções baixadas no smartphone.  

Catálogo de produtos

O catálogo de produtos é uma das principais ferramentas de vendas pelo WhatsApp Business. Esse recurso funciona como uma vitrine em que o empreendedor pode divulgar quais produtos e serviços são comercializados. 

Na hora de montar o catálogo para vendas pelo WhatsApp, tenha atenção quanto à qualidade das fotos e das descrições. Insira imagens que façam o público querer investir no seu negócio. Além disso, escreva textos cativantes, que descrevam com fidelidade o que você comercializa. Não esqueça de colocar o preço cobrado. 

Lista de transmissão

A lista de transmissão é um recurso valioso para quem quer investir em vendas pelo WhatsApp. Sabendo utilizá-lo da forma correta, pode alavancar os resultados de um negócio. Nele, é possível separar os contatos por categorias, o que é útil na hora de enviar ofertas personalizadas para cada cliente e ainda otimizar tempo.

Antes de começar a enviar mensagens, é necessário verificar com os contatos se eles desejam receber conteúdos informativos e sobre vendas. Caso a resposta seja negativa, não insista e retire-os da lista. Em um momento posterior, você pode perguntar novamente aos leads se eles desejam participar da comunidade.

Conteúdo de valor 

Enviar conteúdos de valor para a lista de transmissão é uma estratégia de vendas pelo WhatsApp que visa cativar o cliente e criar um relacionamento mais próximo com o lead.

Por exemplo, para um e-commerce de papelaria, pode-se elaborar um conteúdo em áudio, vídeo ou texto para ensinar o consumidor a fazer uma arte com os produtos vendidos na loja. O empreendedor pode fazer uma breve pesquisa para entender o que o público gostaria de saber sobre o nicho. 

Atenção quanto ao envio de mensagens

Outra dica de como vender pelo WhatsApp é pensar nos dias e nos horários para o envio dos conteúdos. É necessário se certificar de quais são os períodos nos quais as pessoas estão mais propícias a abrir e visualizar a mensagem. Essa informação também pode ser obtida por meio de uma breve pesquisa com os contatos.

Os conteúdos jamais devem ser enviados em horários inoportunos, como de madrugada ou de manhã bem cedo. Além disso, é necessário ter cuidado na quantidade de conteúdos enviados para não mandar a mesma mensagem várias vezes só porque não houve a conversão. 

Mídias sociais e e-commerce 

Neste post, você entendeu como a venda pelo WhatsApp pode ser útil para o seu e-commerce. Porém, há outras plataformas que podem potencializar os seus lucros e as suas vendas. Saiba mais aqui.

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